sexta-feira, janeiro 10, 2025
Desde 1876

Mangal das Garças comemora 20 anos com programação especial

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças celebra duas décadas de existência no próximo domingo, dia 12 de janeiro. Para marcar a data, o parque preparou uma programação especial com atividades gratuitas, que acontecerão das 8h ao meio-dia. Os visitantes poderão participar de edições especiais dos projetos mais populares do Mangal e aproveitar todos os atrativos do parque durante todo o dia. O Mangal das Garças estará aberto ao público das 8h às 18h, com entrada franca.

A programação terá início com um ato simbólico: o plantio de duas mudas de samaúma, provenientes da famosa árvore da Praça Santuário de Nazaré, em parceria com a ONG Asflora. O plantio ocorrerá próximo à entrada do Parque, representando a continuidade da história e a preservação ambiental.

Como parte da programação especial, o projeto ‘Momento EcoZoo’ apresentará uma edição dedicada aos 20 anos do Mangal, com foco em duas espécies emblemáticas: o guará e o gavião-alba. O público poderá aprender mais sobre a vida desses animais e sua importância para o ecossistema.

O Projeto Ecoarte, uma iniciativa que promove a educação ambiental de forma lúdica e criativa, terá uma edição especial neste domingo. Crianças e famílias poderão participar gratuitamente de uma oficina de construção de garças de papel e vasos recicláveis, celebrando a fauna local e a importância da sustentabilidade.

O projeto de criação de abelhas nativas sem ferrão, iniciado em 2022, terá um momento especial durante a programação de aniversário. Os visitantes poderão observar de perto as colmeias, aprender sobre o comportamento das abelhas e a importância desses polinizadores para o ecossistema, em uma atividade guiada por especialistas.

As casinhas das abelhas estão situadas perto da Ilha das Aves, no caminho para a Reserva José Márcio Ayres.
Neste domingo (12), das 8h às 18h, a entrada na Reserva José Márcio Ayres, no Memorial Amazônico da Navegação e no Farol de Belém será gratuita para todos os visitantes.

Inaugurado em 2005, sob a gestão da Organização Social Pará 2000, o Mangal das Garças tornou-se um presente para a cidade de Belém, compartilhando sua data de aniversário. Ao longo dos anos, consolidou-se como um dos principais destinos turísticos da capital paraense, recebendo cerca de 350 mil visitantes apenas em 2024.

Com uma área de 40.000 metros quadrados, o Mangal das Garças abriga uma rica biodiversidade, com aves, quelônios, répteis e borboletas coexistindo em um ambiente natural exuberante, cercado por lagos e vegetação típica da Amazônia. O parque, banhado pelas águas do Rio Guamá, oferece aos visitantes um cenário encantador e único.

Serviço

20 anos Parque Zoobotânico Mangal das Garças

Data: 12 de janeiro (domingo)

8h às 18h – Gratuidade nos espaços monitorados: Farol, Borboletário e Memorial Amazônico da Navegação.

9h às 12h – Observação de abelhas nativas

No período de 9h às 12h, no entorno e na área interna do Armazém do Tempo, serão desenvolvidas as seguintes atividades, na ordem:

– Plantio mudas de samaúma (próximo à entrada do Parque)

– Ecozoo com apresentação do guará e do gavião Alba

– Parabéns, Mangal!

– Ecoarte com oficina de garça de papel e vaso reciclável

Fotos: Bruno Cecim / Ag.Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo