domingo, julho 14, 2024
Desde 1876

Mercado de Peixes de Maracanã beneficia cerca de 30 mil moradores do município

Fortalecer a atividade pesqueira de Maracanã, na região nordeste do Estado, é um dos principais objetivos do Mercado de Peixes e Trapiche de Carga e Descarga do município, espaço que virou referência para a comercialização e escoamento da produção de pescado. O equipamento público foi entregue há pouco mais de um ano pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH). Com investimento de R$ 1,4 milhão, o local já beneficia diretamente cerca de 30 mil moradores locais. 

“O Mercado de Maracanã é uma obra que vem beneficiando toda a população do município, que tem como principal base da economia o pescado. Continuamos trabalhando firme para, cada vez mais, entregar obras de qualidade que vão mudar a realidade da população do nosso Estado. O governo se empenha em entregar equipamentos públicos com qualidade na infraestrutura, atendendo também as necessidades da malha hidroviária”, destaca Josenir Nascimento, presidente da CPH.

Pescador de Maracanã, Edivaldo Costa ressalta a importância do mercado como instrumento facilitador do trabalho dos pescadores. Ele conta que antes das obras o desembarque do pescado só era possível com a maré grande, próximo da preamar, e com a nova estrutura, a qualquer hora é possível desembarcar a produção. 

“O mercado foi uma melhoria não só para nós pescadores, que não tinham onde desembarcar o pescado, mas também para os nossos munícipes e visitantes, que vêm ao mercado na busca de um peixe de qualidade, fresquinho. Foi um prédio bem estruturado, amplo, moderno, de qualidade mesmo”, pontua o pescador.

ESTRUTURA – O Mercado Municipal de Peixes de Maracanã possui 19 boxes comerciais, um depósito e três novos banheiros, sendo um deles destinado às pessoas com deficiência. Todos os ambientes são integrados por um amplo espaço de circulação com mais de 167 metros quadrados. A obra também contempla uma área de urbanização com cerca de 300 metros quadrados, em frente ao mercado.

Consumidora assídua do mercado, Elisângela Garcia de Jesus ressalta que, atualmente, tem orgulho de levar parentes e amigos visitantes para conhecer o espaço, o que não acontecia antes, quando ficava envergonhada pela falta de estrutura e condições do espaço.  

“A questão da higiene é o ponto mais alto desse novo espaço, que é muito amplo, limpo e arejado, diferente do espaço anterior onde era vendido o peixe, com mau cheiro, um local abafado. Agora, temos prazer de ir até o mercado comprar o nosso alimento, porque a gente sabe que é um local adequado. Nos sentimos muito valorizados enquanto moradores, o mercado deu uma nova cara para a nossa cidade”, conclui.

Fonte: Agência Pará/Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo