domingo, fevereiro 22, 2026
Desde 1876

Mumford & Sons | “Prizefighter é nosso álbum mais honesto”, diz vocalista

Banda lançou seu sexto álbum de estúdio na sexta (20)

Omelete

André Zuliani

Prizefihgter, sexto álbum de estúdio do Mumford & Sons, foi lançado na última sexta (20) e marca um retorno às origens da banda. Tal descrição é reforçada pelos próprios membro, que comparam o novo trabalho com Sigh No More, primeiro disco do grupo, de 2009.

“Definitivamente sinto que é um novo começo para nós. Este disco parece o mais próximo do Sigh No More em termos de como foi escrito e gravado, mas também pelo sentimento por trás dele. Parece o mais honesto”, afirmou Marcus Mumford, líder e vocalista do trio de folk pop.

Segundo Mumford, a comparação se deve à liberdade com que a banda teve para gravar os últimos dois álbuns – Rushmere foi lançado em março de 2025, 11 meses antes de Prizefighter. Ele citou o trabalho de Aaron Dressner, produtor que auxiliou o trio na construção do novo álbum e os “protegeu” durante todo o processo criativo.

“Sabe, lembro de começar a escrever algumas daquelas primeiras canções do Sigh No More no chão do meu dormitório na faculdade. E desta vez, com o Prizefighter, pareceu similarmente despojado, inocente e protegido, honestamente. Acho que porque tínhamos acabado de fazer o Rushmore, entramos nele sentindo que ninguém sabia o que estávamos fazendo, ninguém sabia que estávamos gravando um disco”, pontuou o cantor.

“Nem sequer mostramos para as gravadoras por um longo tempo. Fomos apenas nós, internamente, sendo uma banda como deve ser, sem influências externas. Fomos apenas nós e o Aaron Dessner. E pareceu protegido e inocente desse jeito, o que nos permitiu ser muito honestos na escrita, muito diretos, dizer exatamente o que queríamos dizer.”

Para Marcus Mumford, o fato de Prizefighter ter sido gravado no norte de Nova York, longe das grandes gravadoras e com apenas amigos e colegas íntimos em volta, o ajudou o grupo a mergulhar de cabeça ainda mais com o novo trabalho. “Isso criou um ambiente onde você pode se sentir seguro para ser vulnerável nas letras, brincalhão e experimental, da mesma forma que você é quando escreve músicas antes de ser uma banda famosa, sem pressão e sem público. É assim que me sinto. Por isso me sinto tão conectado a ele.”

Tudo sobre Prizefighter

Coproduzido e escrito em parceria com Aaron Dessner, do The National (com quem a banda já havia trabalhado antes em seu terceiro álbum, Wilder Mind), Prizefighter mostra o Mumford & Sons em sua face mais aberta e instintiva. Em apenas dez dias, eles compuseram mais do que seria necessário para um álbum cheio, um conjunto de canções instintivo, profundamente pessoal, mas abertamente coletivo. As letras de Marcus Mumford tratam de resistência e luta, e são cantadas com uma mistura de confiança e urgência.

As faixas contarão com a colaboração de convidados como Chris StapletonGracie AbramsGigi Perez e Hozier. O Mumford & Sons também será uma das atrações do Rock in Rio 2026, com show confirmado em 12 de setembro.

banner liquida avistao - 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,548FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner liquida avistao - 320x320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes