O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, agradeceu neste domingo (26) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por sua promessa de fornecer a Israel “as ferramentas necessárias para se defender”, depois de derrubar a suspensão do envio de 1,8 mil bombas MarK-84, de 900 quilos cada uma.
– Obrigado, presidente (Donald) Trump, por manter sua promessa de dar a Israel as ferramentas necessárias para se defender, enfrentar nossos inimigos comuns e garantir um futuro de paz e prosperidade – disse Netanyahu em uma mensagem de vídeo.
Neste sábado (25), Trump liberou o envio dessas bombas para Israel, algo que havia sido interrompido por seu antecessor, Joe Biden, para evitar que fossem usadas na guerra na Faixa de Gaza, de acordo com o portal de notícias americano Axios, que citou três autoridades israelenses.
O carregamento de 1,8 mil bombas MarK-84, armazenadas nos Estados Unidos, será enviado de navio e entregue a Israel nos próximos dias. Embora Biden tenha apoiado a ofensiva israelense na Faixa de Gaza e mantido o fornecimento de armas, ele decidiu interromper o envio dessas bombas em maio de 2024 para evitar que elas fossem usadas em áreas de Rafah, ao sul do enclave.
*EFE
Fonte: Pleno News Foto: EFE/Oficina del primer ministro de Israel