quinta-feira, novembro 21, 2024
Desde 1876

No G20, vice-governadora discute a redução da desigualdade social e trabalho preventivo a desastres climáticos

Belém está sediando a última reunião da 19ª cúpula do G20, que reúne as maiores economias do mundo. O encontro do Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres, que é coordenado pelos Ministérios das Cidades e da Integração e do Desenvolvimento Regional, conta com a presença de representantes de 25 países e convidados.

A vice-governadora Hana Ghassan participou da reunião nesta sexta-feira (01), junto aos Ministros Jader Filho e Waldez Góes, destacando a importância da discussão do tema para que sejam encontradas soluções e alternativas de prevenção de desastres no mundo. 

“Este encontro em Belém marca uma importante etapa nas discussões sobre o futuro do nosso planeta. Que os temas, soluções e alternativas debatidos aqui ecoem pelo mundo e oportunizem a redução das desigualdades e acelerem as inclusões para que assim tenhamos de fato um mundo mais justo para todos”, disse Hana Ghassan.

A vice-governadora também ressaltou que os eventos climáticos causam grandes prejuízos financeiros e sociais, e que é necessário combater a desigualdade, garantir moradias dignas e possuir um plano de prevenção para que as consequências desse sinistros sejam mitigadas. 

“Sem o combate a desigualdade nós continuaremos muito mais vulneráveis a qualquer evento climático. É importante ressaltarmos o valor da prevenção. Todos nós sabemos a importância de termos uma resposta rápida aos desastres. Precisamos de trabalho de previsão e prevenção, para que os governos possam atuar de forma preventiva, reduzindo a vulnerabilidade das pessoas e da propriedade”, afirmou Hana. 

Hana Ghassan também explicou que o trabalho do Governo do Pará para preparar Belém para sediar a COP 30 em novembro de 2025 é focado em deixar um legado para sociedade e uma cidade mais protegida dos efeitos climáticos. “O nosso trabalho enquanto Governo do Estado, neste processo de preparação de Belém para receber a COP 30 no ano que vem, é deixar como legado para população uma cidade que possa protegê-las do efeito do clima, olhando para o futuro com mais tranquilidade e traçando metas que assegurem um amanhã melhor para todo o nosso povo”, finalizou. 

Durante a reunião foram discutidas várias estratégias para reduzir os riscos de desastres ocasionados pelas mudanças climáticas. Entre os temas abordados estão a promoção do sistema de alarme, o fortalecimento de infraestruturas resilientes e a importância de um financiamento adequado para a redução desses incidentes. 

O Ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou a importância da realização deste fórum aqui no Brasil, destacando o intercâmbio de informações para que sejam construídas políticas públicas eficientes para o combate aos desastres climáticos.

“É um grande desafio para o Brasil liderar um fórum tão qualificado, especialmente na busca por consensos que priorizem a redução de riscos de desastres, focando nas populações mais vulneráveis e no combate às desigualdades. Este é um momento valioso de intercâmbio de conhecimentos, onde o Brasil não apenas ouve e aprende com as nações do G20 e países convidados, mas também apresenta suas ações sobre o tema, compartilhando iniciativas que demonstram o empenho do nosso país em construir cidades mais inclusivas e resilientes”, afirmou Jader Filho.

Fonte: Agência Pará/Foto: Bruno Cecim/Ag Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,100SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo