A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e o Coro Carlos Gomes apresentaram a Gala Lírica Ópera da Amazônia, em comemoração aos 30 anos do Coro Carlos Gomes. O espetáculo integra a programação do XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz e contou com a regência do maestro Miguel Campos Neto e da maestrina Maria Antonia Jiménez, fundadora do coro.
O evento reuniu, além da orquestra, os solistas Thaina Souza (soprano), Liliana Virgínia (mezzo-soprano), Antônio Wilson (tenor) e Idaías Souto (barítono), que se apresentaram ao lado do Coro Carlos Gomes.
A maestrina Maria Antonia Jiménez foi homenageada pelo Governo do Pará pelo trabalho desenvolvido à frente do coro nas últimas três décadas. A secretária estadual de Cultura, Ursula Vidal, destacou a importância do grupo na valorização dos talentos paraenses. “Estamos celebrando os 30 anos do Coro Carlos Gomes, espaço de valorização de tantos homens e mulheres que levam os talentos do Pará para o mundo”, afirmou.
Emocionada, a maestrina agradeceu a homenagem. “É muito especial chegar aos 30 anos deste trabalho, que começou sem pretensões. Eu queria apenas que o conservatório tivesse um coral para chamar de seu. Eu pretendia que fossem dois anos, e foram trinta”, declarou.
O repertório da noite incluiu óperas brasileiras e a obra Missa em Dó Maior, Op. 86, do compositor Ludwig van Beethoven. A ação é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM), como parte do XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz.
Imagem: Agência Pará