A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) abre neste domingo (1º), às 20h, a 37ª edição do Festival Internacional de Música do Pará (FIMUPA), no palco do tradicional Theatro da Paz, em Belém. A apresentação tem entrada gratuita e marca o início de uma programação especial, reunindo músicos do Brasil e do mundo.
Sob a regência do maestro convidado Barry M. Ford, a OSTP apresenta um repertório eclético, com destaque para “Holst Marching Song” e o “Concerto para Violoncelo”, de Britto, interpretado pelo renomado violoncelista Antônio Del Claro.
O concerto também contará com a participação especial do quarteto de violões Quaternaglia e do pianista Ariel Lima, que interpretará “Song of the Universal”, obra de Sérgio Molina inspirada no poeta Walt Whitman.
“É uma peça que coloca a música de câmara no centro, entre o piano e os violões, mas com uma orquestração que remete à tradição europeia, permeada por ritmos brasileiros”, explica Ariel Lima, que celebra a oportunidade de se apresentar no festival onde, anos atrás, esteve como aluno.
Sobre o FIMUPA
Considerado um dos eventos musicais mais importantes da região Norte, o FIMUPA chega à sua 37ª edição promovendo o intercâmbio entre músicos nacionais e internacionais. Além dos concertos, a programação inclui cursos, oficinas e master classes.
Este ano, o festival contará com 17 concertos e a participação de artistas de várias localidades, além de grupos do Instituto Estadual Carlos Gomes, parceiro na realização do evento.
Serviço
Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz na abertura do 37º FIMUPA
Data: 1/6/2025
Horário: 20h
Local: Theatro da Paz, Belém
Entrada franca retirada de ingressos: a partir das 9h no site ticketfacil.com.br e das 18h na bilheteria do Theatro (limite de 2 unidades por pessoa).
Imagem: Agência Pará