segunda-feira, novembro 3, 2025
Desde 1876

Pará tem maior redução de desmatamento da Amazônia Legal em 2025

Resultado aponta que o Estado reduziu as áreas desmatadas em 297 km², alcançando 60% de queda, na comparação aos dados de 2021

Por Igor Nascimento (SEMAS)

O Pará alcançou a maior redução de desmatamento, em quilômetros quadrados, entre os estados da Amazônia Legal em 2025, segundo dados divulgados pelo Programa de Monitoramento do Desmatamento da Amazônia Legal (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O levantamento, publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, compreende o período de 1º de agosto de 2024 a 31 de julho de 2025, e aponta que o Estado reduziu o desmatamento em 297 km², a maior queda em área entre os estados da região. O Prodes é a taxa anual oficial de desmatamento no Brasil.

Em 2024, o Estado registrava 2.395 km² de áreas desmatadas. Em 2025, o número caiu para 2.098 km², uma queda de 12,4% que consolida o Pará como o principal responsável pela redução total de 11,08% registrada em toda a Amazônia. Na comparação com os números de 2021, quando o desmatamento alcançou 5.238 km², o resultado atual mostra uma expressiva diminuição de 60%.

Com o resultado, o Pará reafirma seu protagonismo ambiental, a poucos dias do início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30.

Redução histórica – O governador Helder Barbalho destacou o papel do Estado como exemplo de transição ecológica na Amazônia. “O Pará mostra que é possível conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Essa redução histórica reforça o compromisso do nosso Estado com o planeta e com a COP30, que será o palco para apresentarmos uma Amazônia viva, produtiva e sustentável”, afirmou.

A vice-governadora Hana Ghassan destacou que o resultado é fruto de uma estratégia que combina tecnologia, regularização fundiária ambiental e incentivo à bioeconomia. “Estamos colhendo os frutos de uma política integrada, que valoriza quem produz dentro da legalidade e combate de forma rigorosa as práticas ilegais. O Pará está construindo o modelo de economia verde que queremos mostrar ao mundo na COP30”, enfatizou.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, Raul Protazio Romão, informou que o Estado investe em monitoramento em tempo real, em parcerias com o Inpe e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e no fortalecimento dos órgãos de fiscalização. “Essa redução é resultado direto do trabalho incansável das nossas equipes em campo, que atuam diariamente nas operações Curupira e Amazônia Viva, enfrentando o desmatamento ilegal e garantindo a proteção das florestas. Estamos unindo inteligência, tecnologia e presença territorial. Com o trabalho de monitoramento, conseguimos detectar e agir com rapidez nas áreas críticas. O Pará vive uma nova fase de gestão ambiental, com planejamento estratégico e ação permanente”, assegurou o titular da Semas.

O relatório do Prodes mostra que o desmatamento total na Amazônia Legal caiu de 6.518 km² em 2024 para 5.796 km² em 2025, uma redução de 11,08%. Os estados do Pará e Amazonas foram os principais responsáveis por puxar a redução geral, ambos com índices de queda expressivos.

Foto: Fernando Sette / Divulgação

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,219FansLike
3,592FollowersFollow
22,700SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
GovPA_Cirio25_WebBanner_320x320
Webbanner_320x320px
WebBanner_NovaDoca_320x320px

Mais recentes