Um levantamento recente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revelou um dado alarmante: mais de 50% dos proprietários de motocicletas no Brasil não possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) adequada para conduzir esses veículos.
Dos 32,5 milhões de proprietários de motocicletas registrados no Brasil, mais de 17 milhões não possuem a CNH exigida para conduzir esses veículos, conforme dados da Senatran.
O resultado pode ser atribuído ao baixo custo das motocicletas, ao crescimento de serviços de compartilhamento e aluguel, e à dificuldade de obter a CNH.
A pesquisa aponta que a expansão urbana, a falta de transporte público eficiente em algumas regiões e a necessidade de mobilidade individual contribuem para o alto número de motociclistas sem habilitação.
Homens representam 80% dos motociclistas, sendo a faixa etária entre 40 e 49 anos a mais comum entre os proprietários. Entre os habilitados, a maioria tem entre 30 e 39 anos.
As motocicletas já compõem 28% da frota nacional e a projeção é que essa participação aumente para 30% nos próximos seis anos.
“São Paulo lidera o ranking com 7 milhões de veículos registrados, seguido por Minas Gerais (3,5 milhões), Bahia (2 milhões), Ceará (1,9 milhão) e Paraná (1,8 milhão).
O relatório atribui esses números às grandes populações desses estados e à diversidade de meios de transporte utilizados.
Fonte: Ag.Brasil
Foto: Reprodução Canva