sábado, maio 25, 2024
Desde 1876

Prefeitura inicia cadastro de produtores para produção de cacau em Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), via Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) começou ontem, segunda-feira, 22, o cadastro de produtores rurais que estejam interessados em adquirir sementes de cacau. As inscrições terão um prazo de um mês. Para efetivar a participação no desenvolvimento da cadeia produtiva, o produtor deverá comparecer pessoalmente na Semap, localizada na Avenida Marechal Rondon, n° 873, Bairro Prainha, de 8h às 17h para realizar o cadastro para a retirada das sementes híbridas. A entrega das sementes é gratuita.

O projeto visa alavancar a produção cacaueira no município e assim gerar mais renda para os agricultores familiares, como explica a coordenadora de Agricultura Familiar, Silvia Rebelo.

“Estamos empenhados em estimular essa prática, que traz benefícios tanto para os produtores, quanto para a economia do município. O objetivo é que, em cerca de três anos, as famílias já possam comercializar o cacau, incrementando a renda”, destacou.

Ultimamente, a Prefeitura tem buscado investir na expansão da cultura do cacau, a fim de colocar o município na rota da fruta. Somente em 2023, mais de 115 mil sementes foram entregues a 70 produtores. Resultado de parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura de Cacau (Ceplac), que é ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Temos buscado mecanismos e trocas de experiências com a Ceplac e produtores da região da Transamazônica, a fim de expandir a prática em nosso município, bem como adquirir novas técnicas que incentivem a produção local”, afirmou o titular da Semap, Bruno Costa.

O prefeito Nélio Aguiar parabenizou a iniciativa da Semap e reiterou que a gestão pública está empenhada em continuar levando desenvolvimento à população da zona rural.

“Nosso governo tem investido em infraestrutura dos ramais e estradas, incrementando a mecanização agrícola e, também, incentivando o plantio de novas culturas, como a cultura do cacau, que vem se expandindo e ganhando destaque”, salientou o prefeito.

Santarém conta com clima e solo altamente propícios para o cultivo do cacau. Os produtores beneficiados receberão, ainda, acompanhamento técnico e cursos de plantio e manejo.

Imagem: Agência Santarém

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo