Belém sediou, neste domingo, 19, a corrida e caminhada de conscientização “Belém por Elas”, iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), alusiva ao Outubro Rosa. Com a participação de 2 mil mulheres, a ação aconteceu na Aldeia Amazônica e reforçou o compromisso da gestão municipal com a saúde feminina, utilizando o esporte como ferramenta estratégica para a mobilização social e o incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
A iniciativa, que integra a agenda municipal de políticas públicas voltadas à saúde da mulher, reafirma o papel do poder público na promoção do bem-estar e da prevenção. Esta ação resultou de uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL)/Defesa Civil, Centro Oncológico, Instituto Transformando Vidas e Uniasselvi.
A concentração iniciou às 6h e contou com uma infraestrutura de suporte completa, incluindo três ambulâncias, pontos de hidratação, barraca com frutas e apoio técnico, garantindo a segurança e o conforto das participantes.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Gleisson Oliveira, destacou a relevância de usar o esporte como ferramenta de mobilização social.
“Hoje é um dia muito especial. Mobilizar esta quantidade de mulheres em uma corrida é uma forma de salvar vidas a partir do momento em que trabalhamos a prevenção. São 2 mil mulheres saindo daqui e levando a mensagem para outras mulheres sobre a importância de se prevenir”, pontuou o secretário.
“A Prefeitura tem feito um trabalho grandioso. Na corrida, trabalhamos a mente e o físico, mas, sobretudo, este momento especial do Outubro Rosa. Durante esse período, em todas as unidades básicas de saúde, estamos com a realização dos exames de prevenção. É mais uma forma de olhar e cuidar das mulheres de Belém”, complementou o gestor.
Entre as participantes, a energia e o propósito eram evidentes. Thais Vilacorta, de 33 anos, enfatizou que o Belém Por Elas é uma forma especial de cuidar das mulheres.
“O esporte e a saúde andam juntos. Eu decidi vir por causa do meu bem-estar, para valorizar a nossa autoestima e ter esse autocuidado. Essa proposta é muito importante, já que não se trata somente de correr, é sobre lembrar umas às outras que precisamos fazer os exames e valorizar a nossa saúde”, destacou a corretora de imóveis.
A emoção também tomou conta da estudante Bibiane Almeida, que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Ela celebrou não apenas a vitória, mas o significado do evento. “É uma corrida direcionada especialmente à mulher, em um mês focado na conscientização sobre o câncer de mama. Fiquei bem feliz de participar e ver este olhar direcionado para nós, para que todas possam se cuidar a tempo. É necessário incentivar a prevenção, nossa maior aliada”, declarou a campeã.
Fonte e imagens: Agência Belém