sábado, dezembro 14, 2024
Desde 1876

PT se une a socialistas dos EUA que vinculam Kamala à direita

Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter manifestado seu apoio público à candidata democrata ao cargo de presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, o Foro de São Paulo – organização que reúne partidos e movimentos de esquerda da América Latina e que possui membros do PT em seus quadros – não parece concordar com a opção do chefe do Executivo brasileiro.

No último dia 12 de setembro, a secretária-executiva do Foro de São Paulo e integrante da executiva nacional do PT, Mônica Valente, mediou um debate sobre o pleito americano com algumas figuras do movimento de esquerda norte-americano Socialistas Democráticos da América (DSA, na sigla em inglês), que tem como figura mais conhecida o senador Bernie Sanders.

Durante o evento, que foi promovido pelo Foro de São Paulo em parceria com a Fundação Perseu Abramo (um braço do PT), integrantes do DSA criticaram as eleições americanas e chegaram a afirmar que Kamala Harris e o Partido Democrata seriam de direita, enquanto Donald Trump e o Partido Republicano integrariam, na verdade, a extrema-direita.

– O Partido Democrata está também mais à direita, e vemos que não houve uma discussão sobre política [nas eleições dos Estados Unidos]. Foi apenas um teatro – declarou Luisa Martinez, integrante do Comitê Político Nacional do DSA, que durante o evento usou uma camisa com a imagem de Salvador Allende, líder marxista que governou o Chile entre 1970 e 1973.

Já Megan Romer, outra integrante do movimento que se apresentou como copresidente do DSA, declarou que Kamala Harris não está do lado dos socialistas, mas que ela ainda seria uma opção menos ruim para a esquerda que Donald Trump.

– Se Trump ganhar, vai perseguir os líderes da esquerda (…). Nossa tarefa é organizar a classe operária e oferecer uma alternativa real seja ao neoliberalismo, seja ao conservadorismo – disse.

Com audiência baixíssima, o vídeo do debate foi disponibilizado no canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, mas até esta terça-feira (5), 24 dias após a publicação, o registro possui menos de 400 visualizações, uma média de menos de 20 reproduções por dia.

Fonte: Pleno News Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,100SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo