segunda-feira, dezembro 15, 2025
Desde 1876

Qualidade da pastagem cai com estiagem e preocupa pecuaristas

Produtores de Presidente Prudente e Rancharia (SP) investem em silagem e suplementação para manter a produtividade de gado leiteiro durante a estiagem.

Por Nosso Campo, TV TEM

A estiagem prolongada tem afetado a qualidade da pastagem e reduzido a produção de leite. Para enfrentar o período, produtores recorrem ao planejamento e investem em suplementação e silagem para garantir a alimentação do gado.

Junior Ambrósio, de Presidente Prudente (SP), recria e engorda cerca de 300 cabeças de gado. Ele aposta em proteinado, grãos inteiros, produção de feno e colheita de milho para manter estoque de comida.

Já o casal Sérgio Canuto e Edilza Garcia, de Rancharia (SP), tem 40 animais, sendo 14 em lactação. Com a perda de qualidade da pastagem, a produtividade caiu cerca de 10%.

Para reduzir os impactos, eles utilizam silagem de milheto, cereal escolhido pelo custo-benefício e pela resistência ao clima. Cada vaca consome, em média, 50 quilos de silagem por dia e pode beber até 100 litros de água.

Apesar dos cuidados, os produtores seguem na expectativa por períodos de chuva para amenizar os efeitos da seca.

Foto: TV TEM/Reprodução

Recuperação de Credito 300-x-100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,258FansLike
3,555FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Recuperação de Credito 320-x-320
Webbanner_320x320px

Mais recentes