Prevenção é indispensável em construções, principalmente quando o trabalho ocorre perto da rede elétrica.
A construção ou reforma de um imóvel exige planejamento e cuidado redobrado, especialmente, quando realizadas próximas à rede elétrica e se for necessário instalar andaimes ou construir marquises e sacadas. A falta de cuidado com esses elementos pode causar acidentes graves ou até fatais. Por isso, a Equatorial Pará reforça medidas de segurança.
Antes de iniciar qualquer obra, é importante analisar previamente a localização da rede, para que, caso seja necessário, se instale no limite da obra barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de vergalhões ou outros objetos metálicos ou solicitar à Equatorial um possível afastamento da rede para que os serviços sejam efetuados, podendo gerar custos.
É necessário também ter ciência de que paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros do ponto mais próximo da rede de energia. Ao manusear telhas galvanizadas e calhas, as pessoas devem se certificar que estas não irão se aproximar dos fios e cabos energizados, pois, mesmo em média tensão, a proximidade pode causar acidentes.
Os andaimes devem ser montados longe de rede elétrica, assim como as pinturas de fachadas e as instalações de painéis devem ser mantidas a uma distância segura da rede de energia. É válido usar na área de obra anteparos, divisórias, telas, redes, com orientação de um profissional habilitado, pois esses recursos isolam as áreas de trabalho e impedem a aproximação de equipamentos, materiais e ferramentas da rede
Elton Lucena, Executivo de Segurança da Equatorial Pará, destaca que mesmo em pequenos reparos os cuidados são imprescindíveis para garantir a segurança de todos.
“O compromisso da Equatorial é com a orientação sobre os riscos e perigos relacionados à rede elétrica. O risco de acidente existe até em pequenas obras se não houver avaliação prévia correta dos riscos elétricos próximos ao local. A falta de avaliação dos riscos e o desrespeito às normas de segurança podem resultar em ocorrências graves e até fatais”, afirma Elton.
Vale destacar que os profissionais devem ser capacitados e, durante toda a obra, precisam utilizar equipamentos de proteção estabelecidos após uma avaliação de risco bem realizada. Caso a obra ou reforma seja na parte interna do imóvel, o ideal é restringir o acesso a estas áreas, principalmente se houver crianças em casa.
Cuidado redobrado
As obras que são realizadas em telhados e construções de dois ou mais andares, merecem uma atenção especial, pois ficam mais suscetíveis a acidentes com a rede de média tensão.
Caso aconteçam acidentes que envolvam a rede elétrica, a Equatorial Pará deve ser acionada de imediato através da Central de Atendimentos, no número 0800 091 0196. Somente os técnicos da distribuidora são autorizados a fazer qualquer intervenção no circuito.









