O distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), testemunhou na manhã desta quinta-feira (18) o aguardado Ritual de Levantamento dos Mastros, cerimônia que marca o início oficial do Sairé 2025. A festa sociocultural, considerada uma das maiores manifestações culturais do interior amazônico, celebra tradição, fé e ancestralidade.
A abertura começou no Barracão do Sairé com orações e ladainhas, seguida de procissão liderada por personagens tradicionais da festa como o Capitão, os Juízes e Juízas, Saraipora, Procuradeira e Despenseira. Os mastros troncos grandes retirados da floresta, preparados dias antes aguardavam na Praia do Cajueiro para serem erguidos.
Ao retornarem ao Barracão, equipes masculinas e femininas disputaram em uma corrida simbólica quem conseguiria enfeitar e erguer o mastro primeiro. A ornamentação incluiu galhos, flores, frutas regionais e bandeiras. Nesta edição, os homens venceram, encerrando cerca de três minutos de disputa marcada por emoção e torcida.

Cada elemento do ritual tem um significado profundo: os mastros simbolizam fartura, fertilidade, espiritualidade; os adornos naturais representam a abundância da terra amazônica. Já as bandeiras hasteadas refletem identidade local e regional. O tema desta edição, “Cecuiara da Tradição”, presta homenagem aos saberes ancestrais do povo Borari e reforça a conexão com as raízes indígenas.

Moradores, visitantes e autoridades estiveram presentes, celebrando com fé e emoção. A cerimônia trouxe à tona o sentimento de pertencimento cultural e reacendeu laços de memória com práticas que atravessam gerações.
Imagem: Agência Pará








