domingo, outubro 19, 2025
Desde 1876

Seduc é destaque na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro com programação voltada à cultura amazônica e sustentabilidade

Lançamentos de livros de estudantes e professores, lendas, poesias e exposições marcaram o primeiro dia no estande da Secretaria

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)

Estudantes e educadores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foram destaques no primeiro dia da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, neste sábado (16), com lançamentos de livros e exposições de projetos voltados à temas como cultura amazônica, sustentabilidade e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será realizada na capital paraense em novembro. 

Reconhecida como a maior feira literária do Norte do Brasil, a edição deste ano homenageia o mestre Damasceno, referência da cultura popular, e a escritora Wanda Monteiro, além de reforçar o compromisso com a sustentabilidade. À frente dos debates sobre o tema dentro e fora da sala de aula, estudantes e educadores da rede estadual puderam mostrar alguns trabalhos desenvolvidos nas unidades da capital e interior do estado.

Do município de Novo Repartimento, sudeste paraense, estudantes e professores da Escola Estadual Papa Paulo VI levaram cultura e arte para o estande da Secretaria. Os estudantes Arthur Carvalho e Thayná Pereira, da 2ª série do Ensino Médio, expuseram trabalhos de pintura em tela, desenvolvidos dentro do projeto “Encanta Pará” com temas voltados ao meio ambiente e à arte. Já a estudante Kellyany Figueredo, também da 2ª série do Ensino Médio, lançou o livro “Almas Desconectadas”, sua primeira obra de poesias. 

Para os estudantes, a participação na Feira do Livro 2025 é uma oportunidade e momento de muita alegria. “Eu sempre gostei de escrever e esse livro fala sobre vários tipos de emoção, vários tipos de sentimento. São 46 poesias que escrevi. Participar da Feira do Livro é muito interessante, é um evento muito grande e eu nunca imaginei trazer meu livro para expor aqui. Era algo que só ficava no meu pensamento”, contou a estudante Kellyany Figueredo.

Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jarbas Passarinho, em Belém, apresentaram o projeto de podcast “Rádio Passarinho”, uma proposta pedagógica que visa integrar práticas educativas ao uso de ferramentas de comunicação para proporcionar uma experiência formativa que alia os conteúdos curriculares à expressão criativa e ao protagonismo estudantil. Para a Feira, os estudantes produziram um podcast sobre temas relacionados à COP 30.

“A gente precisava fazer a recomposição da aprendizagem para ajudar aqueles alunos que precisam ler e escrever, e eu já trabalhava com o projeto Rádio Escola, então decidi incorporar a ideia em sala de aula porque esse projeto faz com que a criança tenha que escrever, discutir, analisar a escrita, ler para gravar os programas, ou seja, ao produzir o programa, tudo isso é estimulado. A gente tem exemplos de alunos que eram mais tímidos, que precisam se melhorar mais e, com o projeto Rádio Escola, eles se desenvolveram, ganharam confiança e melhoraram a leitura visivelmente”, explicou o professor idealizador do projeto, Benedito Machado.

Para a estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, Ana Luize Rodrigues, que faz parte do projeto, a produção do programa de rádio contribuiu muito com o aprendizado da turma. “Eu estou achando o projeto realmente muito legal porque é diferente e eu nunca fiz algo assim antes. Estou melhorando bastante minha leitura, minha performance na escola, nas aulas e eu gosto muito de gravar o conteúdo. Estar na Feira do Livro é algo muito importante e legal porque a gente começou só gravando na escola e agora já estamos aqui, eu não imaginava”, disse.

Professores estaduais também apresentaram suas obras na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. O professor Paulo Maués, da Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira, no bairro de São Brás, em Belém, lançou os livros “A lenda da Cobra Norato: entre a letra e a voz” e “Anhanga, Curupira e Mapinguari: protetores da natureza”. Outras obras que enaltecem a cultura regional são os livros “Tuíra: um menino da Amazônia” e “Café, pupunha e poesia”, ambos da professora Gio de Paula, da Escola Estadual Professora Maridalva Pantoja, no bairro do Castanheira, em Belém.

300x100 Banparacard Consignado
300x100 Banparacard Consignado

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,232FansLike
3,601FollowersFollow
22,700SubscribersSubscribe
360x360 Banparacard Consignado
360x360 Banparacard Consignado
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320
GovPA_Cirio25_WebBanner_320x320
Webbanner_320x320px
WebBanner_NovaDoca_320x320px

Mais recentes