sábado, maio 25, 2024
Desde 1876

Seduc participa de curso e destaca educação ambiental do Pará em Brasília (DF)

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Ambiental, participou da etapa presencial do curso “Territorialização da Educação Ambiental e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O curso, que durou três dias, foi realizado em parceria com o Setor de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e com a Universidade Federal do Rio Grande (UFRG). 

Aproximadamente 100 profissionais das secretarias estaduais e municipais de educação de todo o Brasil participaram do curso, que com carga horária de 120 horas, vem sendo ofertado de forma híbrida, contando com o engajamento e envolvimento participativo dos cursistas na organização das exposições temáticas e na aplicação das estratégias pedagógicas previstas para abordar a Agenda 2030. O  curso presencial ocorreu entre os dias 23 e 25 de abril e é uma iniciativa de política pública promovida pela coordenação-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do MEC.

Para o coordenador de Educação Ambiental da Seduc, Mauro Tavares, o encontro foi uma oportunidade muito boa para mostrar o trabalho de qualidade realizado no estado do Pará com educação ambiental nas escolas. “Esse encontro foi importante porque o Pará teve a oportunidade de apresentar a política estadual para o meio ambiente, sustentabilidade e clima e, através dessa política, socializar os materiais pedagógicos que estão sendo produzidos pelas redes. Foi uma oportunidade de a gente dialogar com algumas instituições que consideramos importantes nesse processo, entre elas a Unicef, que é uma parceira da nossa rede estadual, onde nós fortalecemos as parcerias e os alinhamentos voltados para a educação ambiental no nosso estado e também apresentamos os materiais pedagógicos no Ministério do Meio Ambiente, na diretoria de educação ambiental, e que foram muito bem recebidos”, pontuou.

Educação Ambiental no Pará – Durante a agenda, a equipe da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc aproveitou para mostrar o trabalho desenvolvido no estado do Pará com o componente curricular obrigatório de Educação Ambiental e presenteou os representantes da educação dos estados e municípios com kits de livros de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima de Ensino Fundamental e Médio utilizado nas escolas da rede estadual paraense. Além disso, o material pôde ser baixado por meio de QR Code. “O retorno foi muito positivo porque muitas redes solicitaram esse material impresso que foi disponibilizado na quantidade que estava disponível para algumas redes, mas também as redes tiveram acesso a esse material de forma digital”, comentou o coordenador de Educação Ambiental da Seduc. Além do coordenador Mauro Tavares, a professora Emily Silva esteve representando a Secretaria de Estado de Educação do Pará no curso.

Destaque – O Pará é o primeiro estado do Brasil a garantir, em todas as etapas do ensino, um componente curricular obrigatório de Educação Ambiental nas escolas estaduais para fomentar o pensamento e a prática sustentável de forma contínua. A Seduc ofereceu, já no primeiro bimestre de 2024, o componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica, de forma obrigatória nas escolas estaduais e, por adesão, nas municipais.

Texto de Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc

Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo