Nesta terça-feira, 10, Belém foi palco da Super Copa da Liga Estudantil de Futebol Eletrônico. O evento contemplou quatro escolas públicas do Estado, com oito alunos-atletas finalistas da competição. As finais da Super Liga foram realizadas na Arena Gamer, localizada no Estádio Mangueirão, e teve a Escola Estadual Rainha da Paz como a grande campeã da Liga. O evento é uma parceria entre Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Secretaria de Estado de Educação – Seduc, por meio da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Ananindeua 5.
Para o secretário da Seel, Cássio Andrade, o evento oportuniza os jovens a terem acesso a jogos eletrônicos de forma gratuita. “A nossa Arena Gamer funciona no nosso espaço aqui do Mangueirão, com professores da rede pública estadual de educação, estamos realizando a Super Liga de Futebol Eletrônico, onde os nossos estudantes estão podendo ter acesso a essa Arena Game Pública, a única Arena Game Pública do Brasil, e poder competir aqui nessa manhã de hoje. É uma alegria estar recebendo esses alunos-atletas e oportunizar para eles essa tecnologia, esse lazer, essa competição cada vez mais presente aqui no estado do Pará”, disse o secretário.
Amante de jogos eletrônicos, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, parabenizou o evento e reforçou a importância do estímulo ao esporte para os estudantes. “Os jogos e videogames estão na vida dos nossos estudantes há muito tempo e hoje, para além de entretenimento, também são reconhecidos como modalidades esportivas. É sempre muito bem-vindo aliarmos o processo de aprendizagem com ferramentas como essa, com tecnologia. O estímulo ao esporte é fundamental para o desenvolvimento dos nossos estudantes, em diversas áreas de ensino, na educação física, na matemática, na língua portuguesa, nas ciências, enfim, o esporte está conectado a todas as áreas do conhecimento e é uma ferramenta poderosa para potencializar o ensino. Gratificante termos um espaço como este, liderado pelo secretário Cássio Andrade, para nossos jovens”, constatou.
Para chegar às finais, no mês de outubro foi realizada a seletiva para mais de 64 alunos-atletas, tendo quatro instituições de ensino, que classificaram, de cada escola, dois alunos para as finais. Escolas participantes: Escola Estadual Erotildes Frota Aguiar, Escola Estadual Instituto Bom Pastor, Escola Estadual Rainha da Paz e Escola Estadual Novo Horizonte.
A professora e dirigente da DRE Ananindeua 5, Karol Pinheiro, ressaltou a sua felicidade na realização do evento na Arena Gamer. “Estou muito feliz por estar hoje com o nosso grupo aqui na Arena Gamer do Mangueirão, promovendo uma Super Copa, que é a Liga Estudantil de Futebol Eletrônico, um evento muito especial para nós, enquanto Secretaria de Estado de Educação, porque consegue unir o amor que os nossos alunos têm pelos games e, ao mesmo tempo, a importância do estudo, porque para participar da nossa Super Copa, os nossos alunos precisam ter uma frequência escolar satisfatória. Então, com este evento inovador, pioneiro, nós estamos conseguindo melhorar ainda mais a frequência e participação dos nossos alunos em salas de aula”, disse Karol Pinheiro.
Para o aluno-atleta campeão da Super Copa, da Escola Estadual Rainha Paz, Vinicius Teixeira, 15 anos, a conquista foi muito importante e agradece o apoio do Governo. “Minha conquista foi a primeira que tive na minha vida aqui, no mundo gamer. Minha primeira medalha, a minha conquista mesmo, que eu tive. Importante também o apoio do Governo, para nos dar esse direito aqui no console, no PC, para fazer o que nós quiséssemos aqui, jogar nesse espaço lindo. Tô muito feliz mesmo, muito feliz de coração”, disse o jovem.
Quadro de medalhas da Super Copa da Liga Estudantil de Futebol Eletrônico:
I Dupla campeã geral da I etapa: André Vinícius de Araújo Lopes e Vinicius Lobato Teixeira. (Escola Estadual Rainha da Paz).
Medalhistas de ouro por etapa:
II Etapa: Juan Barbosa de Castro e Pedro Henrique Ribeiro de Oliveira. (Escola Estadual Novo Horizonte).
III Etapa: Hiarlley Alexandre Rodrigues e Nycollas Santana Marinho.
(Escola Estadual Instituto Bom Pastor)
IV Etapa: Renard Lima Filho e Yago Rafael de Souza e Souza. (Escola Estadual Erotildes Frota Aguiar).
Texto: Jessé Lima/ Ascom Seel e Marcelo Jr/ Ascom Seduc
Fonte: Agência Pará/Foto: Jessé Lima/Ascom Seel