sexta-feira, fevereiro 7, 2025
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Servidores recebem treinamento interpessoal no ambiente de trabalho

‘Relações Interpessoais e o Ambiente de Trabalho’ foi tema debatido durante o treinamento aos servidores do Departamento de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa-DGP), ministrado pela palestrante, professora Veridiana Castro, da Fundação Escola do Poder Legislativo do Estado do Pará (Felepa) e Universidade da Amazônia (Unama). O encontro ocorreu na manhã de ontem, quinta-feira, 06, na sala Multiuso.

Falar em relacionamento interpessoal no trabalho se refere à união dos indivíduos dentro do ambiente corporativo. É o processo de conhecer, interagir e criar laços com os colaboradores que estão diariamente juntos num local para melhor executar uma função. Em decorrência de um olhar mais dinâmico e eficiente, Glaucy Learte, diretora do DGP, solicitou a palestra para um melhor aperfeiçoamento profissional aos que integram sua equipe.

“O que busco para mim e equipe é uma reflexão super importante sobre a necessidade de atualização constante. Não importa o tempo que alguém esteja na profissão, é necessário treinamento, aperfeiçoamento profissional. É verdade que o mundo está sempre em mudança, e que as relações interpessoais no ambiente de trabalho são essenciais para um bom funcionamento da equipe”, declarou ela que continuou “a ideia é incentivar todos os servidores, mesmo aqueles que estão com décadas de experiência. A busca por novos conhecimentos é fundamental, as novas formas de aprendizado são ótimas alternativas para todos”, finaliza.

Veridiana Castro, disse que relações interpessoais e o ambiente de trabalho são pontos interessantes sobre a importância do desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores. “Capacitar os funcionários não só contribui para um atendimento mais eficaz ao público, mas também cria um ambiente de trabalho mais positivo e motivador”, pontua. “A ênfase na identidade profissional é fundamental, pois quando os servidores se sentem valorizados e reconhecidos em suas funções, isso reflete diretamente na qualidade do serviço prestado. Além disso, o incentivo à busca por novas capacitações é uma ótima forma de manter a equipe atualizada e preparada para os desafios que surgem no dia a dia”, destaca.

Servidor há 40 anos do Poder Legislativo, Valdeni Ferreira de Araújo, disse que o treinamento trouxe pontos importantes sobre a relevância do autoconhecimento e da qualidade no atendimento ao público. “É essencial que todos os servidores estejam preparados para lidar com as diversas situações que surgem no dia a dia, especialmente quando se trata de pessoas que podem não ter familiaridade com tecnologia”, evidencia. Ainda segundo ele, “o atendimento é a ‘mercadoria’ que nosso departamento oferece ao público, aos que buscam nossos serviços. Uma experiência positiva pode realmente impactar como as pessoas percebem a Assembleia Legislativo ao seu trabalho. E é ótimo saber que a liderança atual está comprometida em melhorar essa qualidade”, completa.

Trabalhar as relações interpessoais e o ambiente de trabalho colabora para o aumento da produtividade. A felicidade no trabalho traz uma série de benefícios tanto para os funcionários quanto para a entidade, seja ela governamental ou não. Funcionários felizes tendem a ter uma melhor saúde mental e física, o que reduz o absenteísmo e o turnover. O absenteísmo, ou absentismo, significa a falta de pontualidade e assiduidade no cumprimento de um dever ou obrigação, já o turnover é um indicador que mede quantos funcionários deixaram a companhia durante um determinado período, ou seja, representa a taxa de rotatividade de colaboradores. O momento contou com dinâmicas onde cada um servidor pôde se entender um pouco mais.

Imagem: Ozeas Santos/AID/Alepa

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