O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (13/10) a doação de 11.556 frascos de etanol farmacêutico pela empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, com o objetivo de auxiliar no tratamento de pacientes intoxicados por metanol após consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
A distribuição das 10,3 mil unidades começará já na terça-feira (14/10), contemplando todos os estados e o Distrito Federal. O restante dos frascos será mantido em estoque estratégico e encaminhado conforme demanda dos estados.
Esse etanol farmacêutico pode ser utilizado mesmo na suspeita da intoxicação, sem necessidade de confirmação laboratorial prévia, sempre sob prescrição e monitoramento médico em ambiente hospitalar. É importante reforçar que a população não deve adquirir esse tipo de etanol por conta própria.
A doação soma-se às 4,3 mil unidades já entregues por hospitais universitários federais via Ebserh, ampliando o arsenal do SUS no enfrentamento dessa crise de saúde pública.
Além dessa iniciativa, o Brasil também recebeu 2,5 mil doses de fomepizol outro antídoto para intoxicação por metanol importadas emergencialmente para reforçar o estoques estratégicos no país.
Esse reforço nos estoques surge em momento crítico: o país contabiliza 213 notificações de intoxicação por metanol, das quais 32 foram confirmadas e 181 ainda estão em investigação. Também há 5 mortes confirmadas e outras 9 em apuração.
Imagem: Gov BR