Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
Na madrugada do dia 3 de julho de 2025, quinta-feira, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, localizado em Belém do Pará, enviou duas tartarugas para o Zooparque de Itatiba, em São Paulo. O parque belenense possui uma parceria firmada com o Zooparque, que atualmente está preparando um novo espaço de visitação com répteis de todo o Brasil.
As tartarugas enviadas foram da espécie Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa) e, por pesarem mais de 20 quilos, foram transportadas de avião. Todo o processo foi certificado em conjunto com o IBAMA e a SEMAS municipal. “Como esses animais são realmente nascidos no Mangal, a documentação está em dia, para garantirmos que estão saudáveis”, comenta Camilo Gonzalez, veterinário do Parque Zoobotânico Mangal das Garças.
O veterinário conta que foi um desafio construir as caixas de transporte adaptadas, pois, como são animais aquáticos, a viagem exige mais cautela. “A gente fez um processo de colocar óleo mineral em todo o corpo deles para não desidratarem. Então, ficaram todos lambuzados em óleo mineral e colocamos um colírio que mantinha os olhos úmidos.”
Os bichinhos chegaram em São Paulo em segurança e agora passam por um período de observação e quarentena antes de se unirem às outras tartarugas do recinto.
O Mangal das Garças realiza um trabalho com tartarugas da Amazônia de diversos tamanhos. Com uma grande população, o complexo consegue enviar espécies para outros lugares. O novo lar das tartaruguinhas já está adequado para recebê-las, com controle climático e muitos cuidados.