Reprodução Giovanni Rodrigues
O futuro da franquia para além de Pedro Pascal e Ryan Gosling: Os 13 filmes que a Lucasfilm prepara e em que estado se encontra cada projeto.
Há 48 anos, George Lucas estreou um filme de ficção científica, escrito e dirigido por ele mesmo, que mudou para sempre o cinema. Naquele momento, A Guerra nas Estrelas — que posteriormente seria rebatizado como Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança para situar seu lugar na saga — era apenas a materialização de uma ideia que estava na mente do cineasta há vários anos: uma aventura espacial para a qual ele teve muita dificuldade em obter a confiança e o financiamento de um estúdio, mas que finalmente foi possível graças à 20th Century Fox, em um dos grandes acertos de sua vida.
Quase meio século depois, a história daquele que se tornaria um dos filmes mais influentes da história do cinema fala por si só: A Guerra nas Estrelas se tornou um fenômeno imediato que transcendeu a tela grande. Sua primeira sequência, Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca, foi lançada três anos depois, em 1980, enquanto o terceiro filme da primeira trilogia, Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi, viu a luz em 1983. Desde então, a franquia galáctica já conta com onze filmes e uma longa lista de séries animadas e live-action que está em constante crescimento.
O último filme da franquia Star Wars lançado na tela grande, Star Wars: A Ascensão Skywalker, encerrou a saga Skywalker com chave de ouro, mas a Lucasfilm tem vários projetos cinematográficos em andamento para continuar expandindo o universo de ficção científica. Você pode tomar nota de todos os novos filmes de Star Wars que estão por vir abaixo.
O futuro de Star Wars: os filmes que estão por vir
Star Wars: O Mandaloriano e Grogu
Data de lançamento: 21 de maio de 2026
Um dos filmes 100% confirmados, já rodados e com data de estreia para o próximo ano é o salto para o cinema de The Mandalorian, a série live-action com a qual o Disney+ estreou e que é estrelada por Pedro Pascal.
Dirigido por Jon Favreau e novamente com Pascal no papel principal, o filme se passará após os eventos que já vimos na série. Após a queda do Império Sombrio, os chefes de guerra restantes se dispersaram pela galáxia. Enquanto a Nova República busca preservar as conquistas da Rebelião, obtidas com tanto esforço, ela recebe o apoio de Din Djarin, um veterano caçador de recompensas Mandaloriano, e seu jovem protegido, Grogu.
Star Wars: Starfighter
Data de lançamento: 28 de maio de 2027

A segunda grande aposta e que também tem data de estreia foi uma das grandes protagonistas da última Star Wars Celebration: Star Wars – Starfighter, será dirigido por Shawn Levy (Deadpool & Wolverine, Stranger Things) e estrelado por Ryan Gosling – com Mia Goth e Matt Smith também fazendo parte do elenco anunciado até o momento.
Por enquanto, a trama do filme é desconhecida, mas ele se passará cinco anos após os eventos de A Ascensão Skywalker e Gosling interpretará um piloto de caça estelar que trabalha para caçar dois vilões.
Star Wars: New Jedi Order
Data de lançamento: A confirmar
O mais próximo do que seria Star Wars 10, Star Wars: Nova Ordem Jedi foi um dos grandes anúncios da Star Wars Celebration de 2023, na qual foi confirmado o retorno de Rey, novamente interpretada por Daisy Ridley após a introdução da personagem na terceira trilogia da Saga Skywalker.
Originalmente escrito pelos criadores de Lost, Damon Lindelof e Justin Britt-Gibson, o filme será dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy. Nele, Rey buscará estabelecer uma nova Ordem Jedi 15 anos após Star Wars: Episódio IX.

Trilogia Star Wars de Simon Kinberg
Data de lançamento: A confirmar
Um velho conhecido da franquia, Simon Kinberg, cocriador da série animada Star Wars Rebels, também chegou a um acordo com a Lucasfilm para a produção de uma nova trilogia dentro da franquia galáctica.
Embora quase nada se saiba sobre ela, segundo a diretora da LucasFilm, Kathleen Kennedy, será “a nova saga que nos transporta para o futuro”.
O filme Star Wars de James Mangold
Data de lançamento: A confirmar
O cinco vezes indicado ao Oscar James Mangold (Um Completo Desconhecido, Logan) também prepara um filme para a franquia. No seu caso, um único filme independente ambientado mais de 25 mil anos antes da saga Skywalker, que o próprio Mangold escreve e dirige e que se passa no que foi chamado de era do “Amanhecer do Jedi”.
Nas palavras do cineasta, que já se aventurou em uma grande franquia ao assumir a direção de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, o filme será “uma espécie de história sobre a origem da Força”.
O filme de The Mandalorian de Dave Filoni
Data de lançamento: A confirmar
Agora diretor criativo da Lucasfilm, David Filoni é cocriador de algumas das séries mais importantes da franquia – como The Mandalorian e Ahsoka – e agora prepara um filme ambientado na mesma época em que The Mandalorian se passa, com o Grande Almirante Thrawn como vilão principal.
Ainda não há detalhes conhecidos, mas parece possível que possa incluir Pedro Pascal (Din Djarin), Rosario Dawson (Ahsoka Tano) e diversos atores secundários de suas respectivas séries.

Lando
Data de lançamento: A confirmar
Há tempos que ouvimos falar deste projeto, pois foi originalmente concebido como uma série para o Disney+. No entanto, finalmente a Lucasfilm confirmaria que o projeto se tornaria um longa-metragem e também sabemos que será criado por Donald e Stephen Glover.
Como o próprio nome indica, Lando será centrado no personagem de Lando Calrissian, que Donald Glover já interpretou no filme independente Han Solo: Uma História Star Wars.
Trilogia de Star Wars de Rian Johnson
Data de lançamento: A confirmar
Após o trabalho de Rian Johnson em Star Wars: Os Últimos Jedi, a Lucasfilm quer voltar a apostar no cineasta e em novembro de 2017 foi anunciado que ele lançaria uma nova trilogia de Star Wars fora da saga Skywalker. Surpreendentemente, a proposta de Johnson nem sequer incluía uma história.
A ideia era que o filme contasse com novos personagens e se afastasse da história protagonizada pela família Skywalker como uma história independente, mas a falta de atualização do projeto desde então coloca seu futuro em risco.
O filme de Star Wars de Taika Waititi
Data de lançamento: A confirmar
Já choveu desde que a Lucasfilm o anunciou em 2020, mas é um dos projetos que, até que se diga o contrário, continua sobre a mesa: um futuro filme dirigido por Taika Waititi, diretor de Thor: Ragnarok, que também coescreverá com a indicada ao Oscar Krysty Wilson-Cairns.
Um total de 13 projetos promissores aos quais provavelmente se somarão outros e entre os quais talvez haja algum que caia pelo caminho, mas os manteremos devidamente atualizados.








