Partida entre o Vôlei Renata e Sada Cruzeiro acabou com a vitória do time do levantador Bruninho
Uma noite mágica na Arena Guilherme Paraense — Mangueirinho. Com um público de mais de 9 mil pessoas, o Pará bateu recorde de público do vôlei nacional. Uma festa linda tomou conta das arquibancadas de ambas as torcidas. O Vôlei Renata, comandado pelo levantador Bruninho, venceu por 3 sets a 0 o time do Sada Cruzeiro.
A partida foi válida pela 7ª rodada do returno da competição 2024/2025, realizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), e com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
O Mangueirinho, uma das principais arenas multiuso do país, após 9 anos, voltou a receber uma das principais ligas do esporte nacional, a Superliga de Voleibol Masculina. Não faltou emoção e vibração nas arquibancadas.

“O Pará está na rota dos grandes eventos, a Superliga de Voleibol, mostra isso. Mais um evento com a marca do Governo do Estado do Pará! Estamos felizes com esse recorde nacional batido, o povo paraense, ama o esporte, ama voleibol e nós só temos a agradecer a todos por esse momento lindo”, disse a secretária em exercício da Seel, Ana Paula Alves.
O filho do governador do Pará, Helder Filho, foi o embaixador da partida e entregou o troféu de melhor atleta do jogo para Léo Andrade, do Vôlei Renata, e ressaltou a grande festa do povo paraense.

“Estou muito feliz. Mais uma vez o nosso Estado recebe um evento de grande porte. No mês passado, nós tivemos a Supercopa do Brasil de Futebol. Já tivemos o Pré-olímpico de Basquete Feminino, a Seleção Brasileira de Basquete Masculino e agora os dois melhores times de voleibol do Brasil. Uma torcida apaixonada com mais de 9 mil espectadores. E que venham muito mais jogos, muitos mais eventos de grande porte para o nosso Estado”, disse Helder Filho.

O melhor jogador da partida, o central do Vôlei Renata, destacou a importância da vitória e da presença do público que lotou o ginásio. “Foi uma vitória muito importante, ganhamos do líder da competição, mas isso é trabalho de todo o time. A torcida paraense me encantou, uma energia muito linda e maravilhosa, quero retornar mais vezes aqui”, disse o camisa 13.
A torcedora do time do Vôlei Renata, Conceição Rener, veio de Campinas–SP, só para acompanhar o jogo. “A gente acompanha o Vôlei Renata há mais de dez anos. E é um amor sem explicação. E onde a gente consegue ir, graças a Deus, tá sendo praticamente em todos os jogos”, disse.
A torcedora ficou encantada com a estrutura da Arena Mangueirinho e do povo paraense. “Cena maravilhosa, estou encantada com essa Arena, uma coisa de outro mundo, muito linda! A atmosfera ótima, um clima bom, estamos adorando Belém”, concluiu.
ROTA DE GRANDES EVENTOS
Em 2024, o Mangueirinho recebeu um total de 44 eventos, sendo 21 esportivos e 23 eventos divididos em culturais, religiosos e institucionais, além de, diariamente, receber treinos de equipes paraenses que jogam basquete, futsal e handebol. Em 2024, o Mangueirinho foi sede da Eliminatória da American Cup 2025, pela Federação Internacional de Basquete e recebeu em quadra a seleção Brasileira de Basquete Masculina que enfrentou o Uruguai e o Panamá nos dias 21 e 24 de novembro. Nos dois jogos o Brasil saiu vitorioso, para a alegria da torcida paraense que compareceu em número expressivo de público e para garantir a classificação da equipe brasileira no torneio.
MANGUEIRINHO
O espaço tem capacidade para cerca de 12 mil pessoas e uma estrutura que segue os padrões internacionais e todas as normas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). As cadeiras das arquibancadas possuem tecnologia anti-fogo, mesmo material usado nos estádios brasileiros que receberam jogos da Copa do Mundo de 2014.
A tecnologia também está presente no placar eletrônico multimídia de última geração, semelhante aos usados em partidas da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos. O equipamento está posicionado no centro da quadra, em forma circular, conferindo ao público uma visão completa de qualquer lugar da Arena.
A Arena dispõe ainda de sete vestiários, sendo dois masculinos, dois femininos, dois para pessoas com deficiências e um para árbitros. No local, estão disponíveis 24 banheiros (oito para pessoas com deficiência), oito bares/ lanchonetes, oito cabines de imprensa, salas de serviço médico e segurança, 224 vagas no estacionamento, 11 guaritas de segurança, sistema de monitoramento com câmeras e quatro portões de acesso ao público.
Por Jessé Lima Melo (SEEL)