O deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) chamou atenção no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana ao subir à tribuna carregando um botijão de gás vazio e uma Bíblia. A ação simbólica foi um protesto contra o alto preço do gás de cozinha no país.
No recipiente, o parlamentar escreveu as frases “Roubo no preço” e “Contra a máfia”, em referência ao que classificou como um cartel de empresários que controlaria o setor. “É uma verdadeira máfia, é um cartel. Gás de cozinha é um produto básico, não tem justificativa para essa combinação dos empresários, roubando o povo. As pessoas estão voltando a cozinhar com lenha e álcool, o que gera acidentes e mortes”, declarou durante o discurso.
Isidório também aproveitou o momento para elogiar a medida provisória do governo federal que cria o programa Gás do Povo, iniciativa que substitui o antigo Auxílio Gás dos Brasileiros. “Graças a Deus, agora temos uma MP que vai liberar o gás gratuitamente para as famílias do CadÚnico. Isso é uma grande vitória”, afirmou.
O Gás do Povo é uma nova política pública voltada a ampliar o acesso ao gás de cozinha, garantindo a recarga gratuita do botijão de 13 quilos em revendas credenciadas para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Com o protesto inusitado, o deputado baiano buscou chamar atenção para o impacto social do preço do gás e reforçar a importância de medidas que garantam o acesso do produto essencial às famílias mais vulneráveis.








