Distribuidora de energia orienta sobre o que deve ser observado na hora de comprar e usar os aparelhos.
Neste domingo, 11, é comemorado o Dia dos Pais e, em meio a várias opções de presentes, muitas pessoas optam pelos aparelhos eletrônicos e elétricos, de TV’s a dispositivos portáteis como o smartphone, por exemplo. Por isso, na hora da escolha, é importante estar atento à eficiência energética e à segurança desses produtos.
Ao comprar um novo equipamento elétrico é necessário observar o selo Procel do produto, pois os avaliados com selo A são mais econômicos e eficientes energeticamente. Além disso, alguns aparelhos têm modos de economia de energia que podem ser ativados para reduzir o consumo quando não estiverem sendo usados ativamente.
Quem pretende comprar smartphones ou tablets, deve sempre lembrar de tirar o carregador da tomada quando não estiver sendo utilizado. Esse consumo, isoladamente, não significa um grande aumento na conta de luz, mas, acumulado com outros eletrônicos, a somatória pode resultar em um gasto de 10% ou mais do custo da fatura de luz mensal.
Segundo Cleiton Soares, analista da área de Relacionamento com o Cliente, é importante ter cuidado ao escolher os produtos para que o consumo não represente um gasto excessivo no orçamento familiar.
“Quanto mais economia e eficiência energética, melhor. Muitos pais já estão inseridos no mundo digital e gostam dos eletrônicos. Porém, é sempre bom ficar atento para que esses aparelhos não representem um problema e um gasto a mais futuramente”, afirma Cleiton.
Confira outras dicas de segurança e economia:
- Prefira produtos com tecnologia LED: esse tipo de aparelho proporciona maior eficiência energética, ajudando a economizar energia e reduzir o impacto ambiental;
- Verifique as especificações técnicas para saber se ele é indicado para as necessidades. Além disso, é importante verificar se o produto possui proteção contra sobrecarga e curto-circuito;
- Instale o aparelho corretamente para evitar sobrecargas e assim garantir a segurança de todos que residem no local.
- Pense na durabilidade e no ciclo de vida. Escolha produtos de qualidade reconhecida que tenham uma vida útil longa e sejam menos propensos a falhas que possam levar a substituições frequentes.