quinta-feira, dezembro 12, 2024
Desde 1876

Santa Casa destaca sustentabilidade, inovação e responsabilidade social no Congresso Médico Amazônico

Por meio de palestras, mesas redondas e estandes expositivos, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) marcou presença no XX Congresso Médico Amazônico, realizado no último fim de semana em Belém.

Mais de dez especialistas das áreas de assistência, de ensino e administrativas da Instituição – como profissionais de saúde especializados, mestres e doutores – apresentaram temas representativos dos serviços prestados à sociedade e das práticas de qualificação da Santa Casa para a assistência prestada.

Entre os exemplos de temas relevantes levados pela instituição para o congresso está o transplante, área que vem crescendo na Santa Casa e que mobiliza investimentos em qualidade e segurança no processo de doação e transplantes, ações de educação para a promoção na doação de órgãos e de capacitação permanente.

 “Poder falar de educação, sustentabilidade, responsabilidade social, e tudo isso junto, para a gente construir um cenário na saúde de maior sustentabilidade, redução de custos, com uma entrega de qualidade e segurança e fazer essa entrega diante de todo um cenário que a doação de órgãos está envolvida. Comunicar, educar, capacitar, engajar, e ter essa oportunidade no Congresso Médico Amazônico é fundamental”, afirma a médica intensivista Nelma Machado, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante ( Cihdott).

A educação médica e suas perspectivas também nortearam as apresentações no evento com temas como a inserção dos cuidados paliativos na educação médica e sobre preceptoria em saúde.

“Pudemos dialogar sobre a importância das trilhas de aprendizado na formação de preceptores em saúde e como a educação é uma força propulsora para a melhoria contínua da experiência do profissional e paciente. Este contato entre trabalho e ensino fortalece e nos impulsiona a estarmos sempre atualizados, buscando obter um conhecimento baseado em evidências científicas para o desenvolvimento nas nossas ações”, informa Victor Maués, gerente de desenvolvimento de pessoas da FSCMPA,

O planejamento das ações de saúde realizadas no hospital também foi destacado no evento com a divulgação dos processos de governança em saúde, dos projetos estratégicos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do monitoramento estratégico em tempo real.

“Levamos ao Médico Amazônico nossa experiência no ensino em saúde, cuidados paliativos, tecnologia em gestão, aleitamento materno e manejo do sangue do paciente. Foram momentos de discussão e troca de conhecimentos acerca de temas importantes para a saúde”, conclui Erica Cavalcante, diretora de ensino e pesquisa da Santa Casa.

Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,100SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo