Dados do Ministério da Saúde apontam que a dengue matou mais pessoas que a Covid-19 em 2024. Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses atualizado nesta quarta-feira (16), foram 5.618 mortes causadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, em comparação com 4.988 mortes registradas pelo painel da Covid-19.
Além disso, os dados apontam que houve 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, enquanto no caso da Covid-19 foram 742,6 mil. Os estados com maior número de casos prováveis são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás. Juntos, eles acumulam 87,70% dos episódios.
Conforme relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), publicada no último dia 7 de outubro, o Brasil registrou uma alta de 432% nos casos de dengue ante os últimos 5 anos. A entidade pede que governos aumentem os atos de “vigilância, triagem, diagnóstico e manejo oportuno” diante da proximidade do verão.
Devido a esse cenário, a Friocruz está buscando parcerias para produzir uma vacina nacional contra dengue, a chamada Qdenga. O projeto está sendo feito junto ao laboratório japonês Takeda.
Fonte: Pleno news/Foto: Pixabay