O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta sexta-feira (15) Karoline Leavitt, que foi o rosto de sua campanha como porta-voz e também fez parte da equipe de comunicação da Casa Branca durante seu primeiro mandato, como porta-voz da Casa Branca.
– Karoline Leavitt fez um excelente trabalho como porta-voz da imprensa nacional em minha campanha histórica, e tenho o prazer de anunciar que ela será a porta-voz da Casa Branca – disse Trump em um comunicado.
O presidente eleito descreveu Leavitt como “inteligente” e “durona” e disse que ela “provou ser uma comunicadora altamente eficaz”.
Quando Trump assumir o cargo em 20 de janeiro de 2025, Leavitt se tornará a mais jovem secretária de imprensa da história da Casa Branca, com 27 anos de idade. Antes dela, Ron Ziegler, 29 anos, atuou como porta-voz durante o mandato de Richard Nixon (1969-1974).
Leavitt trabalhou como assessora de imprensa no primeiro governo Trump e, em 2022, concorreu ao Congresso no estado de New Hampshire. Ela venceu as primárias republicanas no primeiro distrito, mas perdeu nas eleições gerais para o democrata Chris Pappas.
Ela também atuou como porta-voz da congressista republicana Elise Stefanik de Nova Iorque, uma aliada de Trump que foi recentemente escolhida pelo ex-presidente como embaixadora dos EUA na ONU.
Durante a campanha, Leavitt destacou-se como uma figura recorrente nas redes de TV conservadoras, defendendo firmemente as políticas e declarações de Trump e mostrando disposição para enfrentar veículos críticos do ex e próximo presidente, como a CNN.
O cargo de secretário de imprensa é um dos mais importantes na Casa Branca, pois a pessoa que o ocupa se torna o rosto da administração e tem o dever de responder às perguntas dos jornalistas em entrevistas coletivas que às vezes se tornam bastante combativas.
*EFE
Fonte: Pleno News EFE/EPA/JABIN BOTSFORD / POOL