O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com o presidente da China, Xi Jinping, por telefone, nesta sexta-feira (17). Em publicação na rede social Truth Social, o republicano disse que a ligação foi “muito boa” para os dois países.
Segundo Trump, os líderes discutiram o equilíbrio do comércio, o tráfico de fentanil, e a situação do TikTok, que corre o risco de ser banido nos EUA neste final de semana.
– Espero que resolvamos muitos problemas juntos e comecemos imediatamente – escreveu o próximo chefe da Casa Branca.
O presidente Xi e eu faremos todo o possível para tornar o mundo mais pacífico e seguro – acrescentou.
Demonstrando pragmatismo e estratégia política, o republicano chegou a convidar Xi Jinping a participar da cerimônia de posse, que ocorre na próxima segunda-feira (20), apesar da tradição dos EUA de não convidar presidentes de outros países para o evento. Xi, por sua vez, informou que enviará seu vice, Han Zheng, para representá-lo.
– Estamos prontos para trabalhar com o novo governo dos EUA para melhorar o diálogo e a comunicação, administrar adequadamente as diferenças, expandir a cooperação mutuamente benéfica, buscar em conjunto relações China-EUA estáveis, saudáveis e sustentáveis e encontrar a maneira certa para os dois países se darem bem – declarou, por meio da chancelaria chinesa.
*Com informações da AE
Fonte: Pleno News/ Foto: EFE/ Thomas Peter / Pool