domingo, fevereiro 23, 2025
Desde 1876

Polícia Científica realiza perícia de danos ao patrimônio na Seduc

A Polícia Científica do Pará (PCEPA) realizou na manhã desta segunda-feira (17), uma perícia de danos ao patrimônio no prédio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), atendendo à solicitação da Delegacia de Ordem Social – DIOE, solicitada pelo delegado Wellington Monteiro do Vale Souza. O procedimento é para atestar os danos causados durante a ocupação por movimentos sociais, que durou mais de um mês, entre janeiro e fevereiro deste ano.

O Núcleo de Crimes Contra o Patrimônio (NCCP) realiza perícias em patrimônios quando acontece alguma ocorrência que gere danos aos proprietários, como invasão de propriedades para furtos, roubos, uso inadequado, também em casos de violência doméstica onde as vítimas relatam depredação do lar ou objetos pessoais, assim como em ocorrências de depredação ao patrimônio público.

Caso a infração deixe algum tipo de vestígio, a autoridade policial deve solicitar o exame pericial para constatar os danos materiais, sinais com rompimento de obstáculo e vestígios que permitam identificar o autor(es) do delito. Os Peritos do Crime Contra o Patrimônio, atendem demandas de perícias de pessoas físicas e jurídicas, desde que sejam solicitadas pelas autoridades como delegados, juízes, promotores e forças armadas, quando o inquérito já estiver sendo presidido.  

O perito criminal, Mauro Oliveira, explica que a requisição foi expedida no dia 27 de janeiro, mas como o prédio ainda estava pouco ocupado pelos manifestantes, a perícia só pôde ser realizada após a saída do movimento, assim seria possível identificar as avarias e os procedimentos adotados. “Nós peritos precisamos ser provocados pelas autoridades para a realização das perícias e ao chegarmos no local do crime, primeiro fazemos anotações identificando o dia e hora do exame, procuramos identificar uma pessoa maior de idade para acompanhar e direcionar os danos. Desta forma, iniciamos com o registro fotográfico, fazemos anotações das dimensões dos danos e os traçar a dinâmica do evento, desde a via de intrusão até a saída, se o acesso foi realizado mediante escalada, rompimento de obstáculo, com uso de chave mestra e/ou cópia e checamos se os danos apontados pelo acompanhante têm relação com o caso”, compartilha.

Conforme o perito, outros detalhes também são observados nos ambientes internos do imóvel, sinais com desalinho são procurados, avarias recentes em portas e/ou janelas, objetos danificados com suas especificações técnicas, objetos manuseados pelos infratores que permitam identificar a autoria, por exemplo, alimentos consumidos, marcas de impressão digital, camisas utilizadas e/ou sandálias deixadas após a fuga, substâncias hematoides que permitam a realização de exames laboratoriais.

O laudo da perícia realizada nesta segunda-feira, 17, na Seduc ficará pronto dentro de 15 dias, segundo os peritos do NCCP da Polícia Científica.

Fonte: Agência Pará/Foto: Cassio Matos/Ag Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

49,119FansLike
3,665FollowersFollow
22,200SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×