sábado, julho 20, 2024
Desde 1876

Obras de macrodrenagem na Bacia do Igarapé Mata Fome começam em março

A Prefeitura de Belém vai iniciar, no próximo mês de março, as obras de macrodrenagem e urbanização da Bacia do Igarapé Mata Fome, há muito tempo aguardadas pelos moradores dos bairros do Tapanã, Pratinha, São Clemente e Parque Verde que serão os maiores beneficiados.

Segundo o secretário municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), Cláudio Puty, agora falta somente a assinatura do contrato para o início das obras. Estão previstas obras de macrodrenagem, rede de esgoto, urbanização, construções de habitações, micro drenagem, pavimentação de vias, iluminação pública e sistema paisagístico, entre outras.

Os recursos para a realização das obras, de US$ 60 milhões, foram obtidos pela Prefeitura de Belém, por meio de um empréstimo do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), que teve o Governo Federal como garantidor. A contrapartida municipal será US$15 milhões.

A autorização para  empréstimo internacional foi aprovado pela Câmara Municipal de Belém, ainda em 2021. Passou ainda pela Comissão de Financiamentos Externos do Ministério da Economia, pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio da Coordenação-Geral de Operações de Crédito dos Estados e Municípios (Copem), que emitiu parecer favorável, e finalmente foi aprovado pelo Senado, em dezembro do ano passado. O Ministério da Fazenda comprovou a adimplência do município de Belém quanto aos pagamentos e prestações de contas, uma das exigências para a liberação do financiamento.

PROJETO

O projeto da Bacia do Mata Fome, mais um grande programa de saneamento e urbanização que será realizado pela Prefeitura de Belém, foi desenvolvido segundo os princípios das Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e a partir do conceito de uma urbanização sustentável.

“É o urbanismo respeitando as peculiaridades da região, usando os rios e permitindo a preservação da natureza. Parques, praças, ciclovias, entrada para a Baia do Guajará. É uma grande conquista esse projeto amazônico”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Imagem: Agência Belém

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo