Orientação de imunização extra para idosos é do próprio ministério; pasta diz que Nísia Trindade atualizará cartão de vacinação nesta semana
a Covid em 2024, o que contraria recomendação da própria pasta para pessoas a partir de 60 anos — a titular da Saúde tem 67 anos de idade. Segundo o ministério, a indicação para idosos é de duas doses por ano, com intervalo de seis meses.
A carteira de vacinação da ministra foi obtida pelo portal Metrópoles por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Ao veículo, a pasta confirmou que Nísia não tomou todas as doses do imunizante no último ano e informou que ela atualizará seu cartão de vacinação nesta semana. O ministério também disse que a ministra tomou, no total, seis doses da vacina contra a Covid-19.
Ainda segundo o documento obtido, a auxiliar do presidente Lula recebeu uma dose de reforço da vacina em fevereiro de 2024 e, portanto, deveria ter tomado a segunda dose a partir de agosto. Não há registro no cartão de vacinação, no entanto, dessa segunda dose.
As vacina para a Covid-19 estão disponíveis para a população brasileira desde janeiro de 2021 e, no ano passado, tanto idosos quanto gestantes entraram para o Calendário Nacional de Vacinação da doença.
Dança das cadeiras
Nísia deve ser a primeira “vítima” da reforma ministerial pretendida por Lula. Nesta semana, o presidente falou a aliados que pretende nomear Alexandre Padilha para o posto. O atual titular da Secretaria das Relações Institucionais já ocupou a pasta no governo de Dilma Rousseff.
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Reprodução: Veja