Dois dias após a morte de Preta Gil, a Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu homenagear a cantora e ativista cultural. Um dos circuitos do carnaval de rua da cidade passará a se chamar Circuito Preta Gil, reconhecendo a importância da artista para a cultura carioca.
O decreto foi publicado nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do município, e destaca a trajetória pessoal e profissional de Preta, nascida na capital fluminense em 1974. A decisão também ressalta o papel da artista na valorização do carnaval de rua especialmente com o Bloco da Preta, fundado em 2009, que arrastava multidões pelas ruas do Centro do Rio.
Além de fundadora de um dos blocos mais populares da cidade, Preta teve participação decisiva na retomada do carnaval de rua no Centro, ajudando a transformá-lo em um verdadeiro espaço de cidadania cultural.
O novo circuito terá concentração na Rua Primeiro de Março (entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor), seguindo até a Avenida Presidente Antônio Carlos, encerrando na altura da Rua Araújo Porto Alegre.
A homenagem reforça o legado de Preta Gil como artista, foliã e símbolo de resistência e diversidade no carnaval brasileiro.
Imagem: Divulgação