Entre os dias 6 e 8 de agosto, uma equipe do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) esteve em Belém para inspecionar os locais que sediarão a COP30, além de avaliar hospedagens, sistemas de transporte, infraestruturas de saúde e segurança. Ao final, considerou os planos apresentados pelos governos federal, estadual e municipal como adequados e bem estruturados.
A vice-governadora Hana Ghassan, que preside o Comitê Estadual da COP30, celebrou a aprovação como resultado de um trabalho integrado com outros entes governamentais. “É gratificante ouvir a ONU parabenizar e acatar os planos de segurança, saúde e mobilidade”, afirmou, sublinhando o empenho conjunto para garantir “a melhor COP30 já realizada, com organização e segurança” para os participantes.
Avaliação por setores
Segurança Pública: atuam em conjunto a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Gabinete de Segurança Institucional, Exército Brasileiro, Segup (Secretaria de Segurança Pública do Pará) e Segbel (Secretaria de Segurança de Belém). Estão previstos mais de 10 mil agentes e militares mobilizados para a conferência.
Saúde: o Ministério da Saúde e a Sespa apresentaram a rede de atendimento, composta pelo Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, Hospital de Clínicas, Hospital da Mulher do Pará e unidades privadas próximas ao Parque da Cidade e ao Porto de Outeiro. O Samu Municipal terá protocolos específicos.
Mobilidade Urbana: mais de 240 ônibus exclusivos foram destinados ao transporte de participantes hospedados no Outeiro até a Blue Zone. Cerca de 100 veículos atenderão delegações em navios no Porto do Outeiro. Também foram definidos bloqueios, liberações estratégicas, barreiras de fiscalização e credenciamento de veículos oficiais, além da organização dos deslocamentos dos comboios de chefes de Estado.
Imagem: Agência Pará