Belém acaba de ganhar um importante passo rumo à melhoria da qualidade de vida: o Ministério das Cidades entregou duas grandes obras de saneamento a Estação de Tratamento de Esgoto Una (ETE Una) e o sistema de esgotamento sanitário do Complexo do Ver-o-Peso em cerimônia que contou com a presença do presidente Lula e autoridades locais.
A ETE Una, situada no bairro do Telégrafo, é a maior estação de tratamento de esgoto do Pará. Sua capacidade é tratar até 475 litros por segundo, o que deve beneficiar direta ou indiretamente cerca de 350 mil pessoas quando o sistema estiver em plena operação.
Além disso, o sistema de esgotamento sanitário do Ver-o-Peso, histórica região de comércio e turismo de Belém, também entra em funcionamento. É a primeira vez, em quase 400 anos de existência, que o Ver-o-Peso conta com rede de coleta e tratamento de esgoto. Aproximadamente 16 mil moradores e comerciantes serão beneficiados diretamente, além de 50 mil pessoas que circulam diariamente na região.
O investimento total dessas obras soma mais de R$ 143 milhões, entre recursos federais, aportes do governo estadual e contrapartidas locais.
O canal da União também foi entregue no mesmo evento. Esse canal integra um sistema de drenagem urbana e está ligado à bacia hidrográfica do Igarapé Tucunduba, beneficiando cerca de 300 mil pessoas em sua área de atuação.
Para o presidente Lula, a inauguração dessas obras representa um “grande passo” em direção a uma Belém mais estruturada e preparada para os desafios urbanos, especialmente diante da visibilidade que a cidade terá durante a COP 30.
Imagem: Ricardo Stuckert – PR