O Clube do Remo viveu uma noite de emoção, memória e reconhecimento ao promover uma homenagem inédita aos atletas que conquistaram o Heptacampeonato Paraense de Basquetebol Adulto, em 1966. A solenidade foi realizada na última segunda-feira, 27, no restaurante social do clube, reunindo ex-atletas, dirigentes, conselheiros e convidados especiais.
A iniciativa partiu do Departamento de Basquetebol do Remo, com apoio de abnegados que mantêm viva a história do esporte amador azulino. O título heptacampeão foi conquistado no dia 17 de janeiro de 1966, após uma virada considerada espetacular, que garantiu ao Leão Azul um feito inédito no basquetebol paraense.
O evento teve início com as saudações do presidente do Clube do Remo, Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão, que destacou a importância de valorizar os atletas que ajudaram a construir a grandeza do clube. Na sequência, foi inaugurada uma placa comemorativa contendo os nomes dos atletas, do treinador e dos dirigentes da época.
Em um momento simbólico e carregado de emoção, o descerramento da placa ficou a cargo do ex-atleta Galega, único jogador a atuar em todas as partidas da campanha histórica do Hepta. A homenagem emocionou os presentes, entre eles nomes marcantes do basquete azulino, como Ronaldo Passarinho e Sérgio Cabeça, este último idealizador e um dos principais responsáveis pela realização da solenidade.
Foram homenageados os atletas Galega, Sérgio Paiva, Carvalinho, Euclides, Bazinho, Nelson Maués, Haroldo Maués, Dizé, Sérgio Cabeça, Cláudio Dias, Bené Cearense e Bené Santana. O treinador da equipe foi Roberto Bastos. À época, o presidente do clube era Rainero Marojá, tendo João Luiz Oliveira como diretor de basquete, além dos diretores Vinícius Bahury de Oliveira, Ronaldo Passarinho, Ramiro Bentes e Fernando Teixeira.
Também receberam reconhecimento especial o conselheiro Abraão Nahon, João Braga Farias Júnior (homenagem especial) e o atual presidente Antônio Carlos Teixeira, que recebeu menção honrosa pelo apoio contínuo ao esporte amador do Remo.
Encerrando a programação, foi servido um coquetel aos atletas, familiares e dirigentes. Em sua fala final, Sérgio Cabeça agradeceu a presença de todos e ressaltou o compromisso da atual gestão com o fortalecimento do esporte amador no clube.
Da Redação do Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ/Imagens: Nonato Batista











