segunda-feira, fevereiro 2, 2026
Desde 1876

Vídeo: PMAM afasta policiais que atropelaram cães com viatura na capital

Comando da Polícia Militar abriu apuração após vídeo viralizar; agentes ficarão fora das atividades operacionais até o fim do inquérito.

Uma viatura da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foi flagrada atropelando um grupo de cães que estavam no meio da rua Coronel Sávio Belota, localizada no bairro Novo Aleixo, na Zona Norte de Manaus. O incidente ocorreu neste domingo (1º) e as imagens do atropelamento ganharam repercussão imediata, gerando revolta entre moradores e defensores da causa animal na capital amazonense.

O flagrante foi capturado por câmeras de monitoramento de uma residência próxima. O vídeo mostra pelo menos três cachorros parados na via no momento em que a viatura passa diretamente por cima deles, sem esboçar tentativa de desvio ou frenagem. Logo após o impacto, outros cães que estavam por perto e pedestres que testemunharam a cena correm em direção aos animais atingidos para prestar socorro.

Diante da gravidade das imagens, a Polícia Militar informou, por meio de nota oficial, que os agentes envolvidos na ocorrência já foram identificados e preventivamente afastados das atividades de rua. A medida deve vigorar até o encerramento das investigações internas abertas para apurar a conduta da guarnição responsável pela viatura no momento do atropelamento.

Em comunicado, a PMAM destacou que iniciou imediatamente o processo de identificação e que um procedimento administrativo disciplinar foi instaurado pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD). A instituição enfatizou, ainda, que não compactua com a conduta apresentada pelos policiais e assegurou que a apuração do caso será conduzida com o rigor necessário para a aplicação das sanções cabíveis.

Além do processo administrativo, as autoridades confirmaram a abertura de um inquérito policial para apurar as circunstâncias e responsabilidades criminais do caso. Equipes da Polícia Civil estiveram no local realizando diligências e a ocorrência será encaminhada à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), que dará prosseguimento às providências judiciais sobre o possível crime de maus-tratos.

LCI-Banpara300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,555FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Poupanca-premiada-Banpará-Maria-320X320
GovPa_Balanço25_WebBanner_320x320px

Mais recentes