A abertura da Campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas, aconteceu ontem, sexta-feira, 22, no plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, com a presença de representantes de toda a Rede de Proteção e Defesa à Mulher Vítima de Violência.
A campanha é uma mobilização global da sociedade civil e governo para o engajamento na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas.
O tema deste ano é Basta! Violência contra à mulher, e é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM), Centro Maria do Pará, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com toda a Rede de Proteção e Defesa à Mulher Vítima de Violência, Delegacia da Mulher (Deam), ParaPaz, Patrulha Maria da Penha, Abrigo de mulheres, Vara da Violência Doméstica, Promotoria da Mulher, Comissão da Mulher OAB Subseção de Santarém e Procuradoria da Mulher da Câmara.
Noemi Moraes, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, observou a importância de todos continuarem unidos pelo fim da violência contra a mulher.
“Mais uma vez nos reunimos para abrir mais essa importante campanha que é a última do ano, mas não significa que vamos encerrar, só que vamos continuar esse trabalho de enfrentamento da violência contra mulheres e meninas, agradecemos a participação de toda rede de proteção e defesa que irá nos ajudar com essa disseminação,” observou.
“Essa campanha é importantíssima para continuarmos trabalhando com esse enfrentamento. Muito já se avançou, os números que crescem de denúncias são um resultado de que o trabalho que realizamos vem alcançando o nosso objetivo que é fazer com que as mulheres não se calem, que denunciem, que a população nos ajude denunciando por meio do 180, ao identificar que uma mulher esteja sofrendo com a violência doméstica,” avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
SOBRE A DATA
Historicamente, surgiu em 1991 por ativistas de diferentes países no Centro da Liderança Global (ONU Mulheres), com o intuito de promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
Dia 25 de novembro, que é o dia ‘D’ (dia internacional da não violência contra a mulher e termina dia 10 de dezembro dia alusivo à declaração universal dos direitos humanos, denominado simbolicamente de dia do laço branco).
Programação
Dia 27/11 – Lançamento da Plataforma UNE Mulheres do Tapajós, 10h, Auditório da CDL.
Dia 02/12 – Encontro da Rede de Proteção, 9h, auditório do MP.
Dia 06/12 – Reinauguração do Centro Maria do Pará, 9h.
Dia 10/12 – Encerramento da Campanha 16 Dias de Ativismo, 9h, Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy.
Imagens: Agência Santarém