quarta-feira, julho 24, 2024
Desde 1876

Alerta: sete cidades brasileiras estão ameaçadas de inundação

Sete cidades brasileiras estão sob ameaça de inundação devido ao aumento do nível do mar, resultado da emergência climática. Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos possuem áreas vulneráveis a essa ameaça, afetando cerca de dois milhões de pessoas.

Esses municípios fazem parte de uma lista de 100 cidades globais mapeadas pela organização não governamental Climate Central, conforme informações da rádio CBN. A Climate Central baseia seus dados no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). As 100 cidades identificadas como em risco estão distribuídas por 39 países.

Nos últimos 30 anos, o nível do mar aumentou 9 centímetros e pode subir até 80 cm até 2100. Globalmente, a população afetada por essa consequência da emergência climática pode chegar a 800 milhões de pessoas.

Contudo, essa elevação do nível do mar não é uniforme. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) revelou que o nível do mar no Estado de São Paulo subiu 20 centímetros nos últimos 73 anos. Com as emissões atuais, essa elevação pode chegar a 36 cm até 2050.

Algumas localidades já estão adotando medidas de adaptação. No Rio de Janeiro, uma parceria com a agência espacial norte-americana NASA foi estabelecida para monitorar o nível do mar. Em Recife, áreas de risco estão sendo desocupadas, enquanto em Fortaleza está prevista a construção de um lago subterrâneo para conter o avanço das águas.

Foto: Climate Central

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo