quinta-feira, dezembro 18, 2025
Desde 1876

    Arraial do Pavulagem abre o Cordão do Galo com o “Arraial Marajoara”, evento gratuito nesta sexta (18) com música ao vivo e feira de gastronomia e produtos do Marajó no Memorial dos Povos

    Belém recebe a abertura do projeto, uma festa aberta que aproxima Belém das tradições marajoaras com feira, brechó e apresentações de Arraial do Pavulagem com Luê, Iris da Selva e Allan Carvalho, além do Grupo Sancari e exibição do filme Cordão do Galo.

    Após o evento em Belém, o projeto continua no Marajó. O Cordão do Galo culmina em 11/01 com cortejo no município de Cachoeira do Arari (Marajó). Esta é a 18ª edição do projeto, que promove a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes da região

    A programação inclui acolhimento das famílias, ensaios, plantio de mudas e entrega de arrecadações às famílias participantes, além de oficinas de canto, dança, percussão, perna de pau, metais, sustentabilidade e atividades lúdicas de ancestralidade e pertencimento.

    A iniciativa do Instituto Arraial do Pavulagem, que terá seu calendário de atividades anunciado no Arraial Marajoara, integra as ações de salvaguarda da Festividade do Glorioso São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. 


    Um projeto de cultura e solidariedade retorna ao interior da Ilha do Marajó em janeiro. É o Cordão do Galo, uma jornada do Instituto Arraial do Pavulagem que parte da capital paraense rumo à Cachoeira do Arari, oportunizando transformação social para crianças e famílias com programação que transmite e celebra tradições locais. 

    Belém recebe a abertura oficial do projeto com o Arraial Marajoara dia 18/12, no Memorial dos Povos

    Programação do Arraial Marajoara

    Com a proposta de aproximar Belém das tradições do Marajó, o Arraial Marajoara reúne uma programação variada. 

    Das 17h às 22h, o público confere a Feira Criativa, com Brechó do Galo, gastronomia dos Campos do Marajó e a Lojinha do Arraial do Pavulagem. 

    Às 17h30, acontece a Reunida do Batalhão da Estrela. Às 18h, será exibido o filme Cordão do Galo 2025 – Território de Cultura da Criança Marajoara, de Felipe Cortez e André Mardock.

    Às 18h30, o Arraial do Pavulagem sobe ao palco com participações de Luê, Iris da Selva e Allan Carvalho. Encerrando a programação, o Grupo Sancari toca às 20h.

    Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, destaca o impacto social que mobiliza toda a comunidade: “O Cordão do Galo vai além de uma ação cultural. É um gesto de solidariedade que une crianças e famílias do Marajó. Essa caminhada, que começou em Belém, é construída com oficinas, encontros e trocas que refletem a força da tradição e o potencial de transformação social”, aponta.

    O projeto “Arrastão do Pavulagem Cultura da Amazônia na COP30 e além” tem patrocínio máster da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Instituto Arraial do Pavulagem, Ministério da Cultura e Governo Federal – Governo do Brasil. Conta com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio do Museu do Marajó, da Secult e do Governo do Estado, *da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCULT)*, da Prefeitura de Cachoeira do Arari, da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis Concaves, da Irmandade do Glorioso, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, da Banda João Viana e da Blois e Oliveira Assessoria Contábil. O projeto contempla o Arrastão do Círio, o Cordão do Peixe-Boi e o Cordão do Galo, e foi selecionado entre os 140 projetos da Chamada Petrobras Cultural Novos Eixos em 2024, entre mais de 8 mil inscritos.

    Jornada de saberes, oficinas e participação comunitária

    Após o evento de abertura em Belém, o projeto segue para Cachoeira do Arari, onde crianças e famílias participam de oficinas formativas, ações ambientais e encontros que fortalecem laços comunitários. 

    A programação reúne saberes locais, práticas artísticas e iniciativas de economia criativa que valorizam a cultura amazônica como ferramenta de transformação social.

    Conheça o Cordão do Galo 

    O Cordão do Galo é um folguedo popular que ocorre desde 2008 em janeiro, em Cachoeira do Arari, no Marajó. 

    Realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, o objetivo é fomentar saberes locais, valorizando a cultura popular como instrumento de transformação social.

    Voltado para o público infantojuvenil, o projeto promove oficinas culturais, pedagogia sustentável, economia criativa e apresentações coletivas, além do tradicional cortejo que vai às ruas no último dia de programação.

    É também uma ação de salvaguarda da Festividade do Glorioso São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

    Ronaldo Silva, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, reforça o papel formativo do projeto e sua relação com o município. “Com o Cordão do Galo, criamos oportunidades para que novas gerações descubram um universo cultural rico e transformador. É uma forma de valorizar o legado do padre Giovanni Gallo e integrar as celebrações dedicadas ao Glorioso São Sebastião”, afirma.

    SERVIÇO: Arraial Marajoara 

    Data: 18 de dezembro de 2025
    Horário: 17h às 22h
    Local: Memorial dos Povos, Belém – PA
    Entrada: Gratuita
    Mais informações: instagram do Arraial do Pavulagem (@arraialdopavulagem)

    Programação:
    Das 17h às 22h – Feira criativa com Brechó, Gastronomia dos Campos do Marajó e lojinha do Arraial do Pavulagem.
    17:30h – Reunida do Batalhão da Estrela
    18:00h – Exibição filme Cordão do Galo 2025 – Território de Cultura da Criança Marajoara
    18h30 – Arraial do Pavulagem convida Luê, Iris da Selva e Allan Carvalho
    20h – Grupo Sancari

    Recuperação de Credito 300-x-100

    artigos relacionados

    PERMANEÇA CONECTADO

    50,325FansLike
    3,554FollowersFollow
    22,800SubscribersSubscribe
    Recuperação de Credito 320-x-320
    Webbanner_320x320px

    Mais recentes