sexta-feira, novembro 14, 2025
Desde 1876

Artesãos indígenas Xikrin expõem artes na COP 30

Eles vieram da aldeia indígena Kikrin, no município de Parauapebas, no sudeste do Pará, para participar da Conferência Mundial para o Clima da Organização das Nações Unidas, a COP30. A expectativa é que tenham vez e voz nas discussões que objetivam formar uma agenda climática para os próximos anos, afinal, como dizem, não se pode falar de clima e de Amazônia sem ouvir ou pensar em quem vive na região sem degradar o ambiente, caso dos povos indígenas.
Nesta quarta-feira, 12, terceiro dia da COP30, a reportagem encontrou na área de acesso à Blue Zone, um grupo de artesãos indígenas da tribo Xikrin. Eles habitam uma aldeia em Parauapebas e aproveitam este momento único para exporem sua arte ao livre.
São cordões, pulseiras, brincos, travessas, tiaras, amuletos, enfeites domésticos, pintura em tecido, cintos e uma infinidade de produtos feitos a partir de matérias primas naturais da Amazônia, e tudo feito sem qualquer agressão ao meio ambiente, à terra, fauna e flora.
A artesã Niokjan, que está com os primos, é uma das expositoras. Falando com dificuldades em português, ela contou que a exposição dos produtos indígenas está fazendo sucesso, afinal, conferencistas brasileiros e estrangeiros param para ver o que tem de novidades e que muitos perguntam e acabam comprando. Entretanto diz que os enfeites, pulseiras e cordões , são os produtos mais vendidos, os preferidos do público.

Dados Gerais

Xikrin são um grupo indígena do povo Mẽbêngôkre (Kayapó), que habita o Estado do Pará, principalmente as Terras Indígenas Xikrin do Cateté e Trincheira-Bacajá. Eles se destacam por valorizar a oratória e a audição, perfurando lábios e orelhas na infância para aguçar esses sentidos.
Os Xikrin enfrentam graves desafios ambientais, como a contaminação de rios e a perda de áreas de caça e pesca, devido às atividades mineradoras, principalmente da Vale, além da ação de garimpeiros clandestinos que operam na ilegalidade presentes na região.

Por Roberto Barbosa/Imagens: Nazaré Sarmento

300 x 100 - BLACK

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,209FansLike
3,587FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
320 x 320 - BLACK
Webbanner_320x320px

Mais recentes