Uma aeronave modelo Airbus A320, da Azul Linhas Aéreas, precisou declarar emergência por pouco combustível na tarde de ontem, quarta-feira, 19, após não conseguir pousar em dois aeroportos diferentes da Região Nordeste em razão do mau tempo. O avião tinha decolado às 13h23 de Campinas (SP) com destino a São Luís (MA), onde não conseguiu aterrissar. Em seguida, o Airbus A320 seguiu para Teresina (PI), onde novamente não conseguiu realizar o pouso. De acordo com o portal G1, as duas capitais registravam chuva com trovoadas e ventos com velocidade acima de 35 km/h na tarde desta quarta.
Após ter tentado aterrissar em São Luís e ter arremetido ao se aproximar da pista de Teresina, o piloto declarou emergência ao controle de tráfego aéreo da capital piauiense com a frase: “4871 informa mayday fuel”. Os quatro dígitos numéricos fazem referência ao número do voo, enquanto o mayday é a declaração de emergência e o fuel é como o termo combustível é dito em inglês.
Após o piloto ter declarado emergência, o controlador perguntou se o voo seguiria para Parnaíba, também no Piauí. O piloto então respondeu que precisava saber as condições climáticas de Parnaíba e de São Luís, ou se tinha ocorrido alguma melhora no tempo em Teresina.
O controlador declarou que as condições em Parnaíba eram boas e o piloto seguiu para a cidade do norte piauiense, onde pousou em segurança às 17h49. Pelas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a emergência é declarada quando o avião tem combustível para menos de 30 minutos de voo.
Após o pouso em Parnaíba, a aeronave foi reabastecida e prosseguiu para São Luís, destino original, onde os passageiros desembarcaram. Em nota, a Azul informou que o avião pousou em “total segurança” e atribuiu a situação às condições climáticas adversas. A empresa disse ainda que prestou assistência aos passageiros.
“A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia”, completou a nota.
Fonte e imagem: Pleno.News









