A maior competição estadual do esporte amador, os Jogos Abertos do Pará (Joapa), chega à fase final, após a conclusão de oito regionais, ontem, quinta-feira, 17. Os classificados estarão em Belém para participar da Fase Estadual, que reunirá mais de mil atletas, de 35 municípios, na disputa de seis modalidades – handebol, basquete, futsal, tênis de mesa, futebol de areia e vôlei.
Todos buscam a conquista do Troféu Eficiência, o mais cobiçado da competição. A 13ª edição do Joapa, evento organizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), será aberta às 19h, no Parque dos Igarapés, na Travessa WE-12, conjunto Satélite, bairro do Coqueiro.
Ana Paula Alves, titular da Seel, define como um “momento muito importante para todos nós, do Governo do Pará, por meio da Seel, a culminância dos Jogos Abertos do Pará, que começou no início do ano, com oito fases regionais. Mais de mil atletas estarão abrilhantando essa etapa final. Desejo a todos uma ótima competição”.
As fases regionais dos Jogos Abertos do Pará foram realizadas nos municípios de Portel, Soure, Alenquer, Cametá, Tucuruí, Salinópolis, São Miguel do Guamá e Castanhal. O atleta de voleibol do município de Castanhal, Francisco Carlos (Kaká), destacou a importância de representar o município. “Para mim é uma honra poder estar participando, mais uma vez, de uma etapa desses jogos. Castanhal tem uma equipe ótima, equipe de atletas regionais, atletas da terra, e mais uma vez a nossa equipe está selecionada. Ganhamos a etapa regional, e estamos agora selecionados para a fase estadual. E nós almejamos realmente chegar até as finais, para que a gente possa dar alegria ao município e tentar conquistar esse título, que vai ser uma honra tanto para a cidade, quanto para os atletas e comissão técnica”, acrescentou o atleta.
LOGÍSTICA
Na tarde da terça-feira, 15, coordenadores do Joapa se reuniram para definir detalhes da abertura do evento. O coordenador Técnico da Seel, Leiff Reis, falou sobre o trabalho realizado para o sucesso da competição.
“A fase estadual reúne todos os campeões das oito regionais. Esses campeões vêm para Belém competir entre si. Hoje, nós temos mais ou menos cerca de mil atletas vindo para a Região Metropolitana. Nós teremos cinco espaços para competições – IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará); Arena União, no Maguari; La Salle; o Mangueirão (Estádio Olímpico do Pará) e o Mangueirinho (Arena Guilherme Paraense ), onde será realizado o tênis de mesa. É uma logística gigantesca para a gente acolher todos esses mil atletas que serão hospedados no Parque dos Igarapés. A nossa expectativa é que tudo transcorra da melhor maneira possível”, reiterou o coordenador Leiff Reis.
Imagens: Jessé Lima/Seel