A Seleção Brasileira terminou sua participação nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 com o pior desempenho de sua história após perder por 1 a 0 para a Bolívia, em El Alto, nesta terça-feira (9). O gol que decretou o revés foi anotado por Miguelito, em cobrança de pênalti nos acréscimos do primeiro tempo.
A derrota deixou o Brasil na quinta colocação, com apenas 28 pontos conquistados em 18 jogos, rendimento de 51%. Foi a primeira vez desde que o formato de pontos corridos foi adotado, em 1996, que a seleção terminou abaixo da sexta posição. Apesar da campanha fraca, a equipe ainda conseguiu a classificação direta ao Mundial 2026 graças ao aumento das vagas para a CONMEBOL.
A altitude de El Alto mais de 4.100 metros acima do nível do mar foi um fator decisivo no desempenho da equipe. O Brasil jogou praticamente com time reserva, preservando os principais jogadores já classificados para o Mundial, o que não surtiu o efeito esperado.
Para a Bolívia, o resultado teve sabor de redenção. A vitória impulsionou a seleção rumo à repescagem e trouxe emoção ao público local, com narrador boliviano expressando sua alegria ao vivo após o apito final.
Imagem: Reprodução internet