quinta-feira, setembro 19, 2024
Desde 1876

Brasil nos Jogos Olímpicos: medalhas e classificação heróica no futebol feminino

No sábado de ontem, 03, nos Jogos Olímpicos: Rebeca é prata no salto; Gabi marca e Brasil elimina França; Bia leva bronze no judô por equipes. Nos Jogos Olímpicos: Rebeca é prata no salto; Gabi marca e Brasil elimina França; Bia leva bronze no judô por equipes.

O sábado dos Jogos Olímpicos foi de fortes emoções para o esporte brasileiro, com a conquista de três medalhas – uma prata e dois bronzes – e a classificação da Seleção feminina de futebol para as semifinais. Com gol de Gabi Portilho, a equipe fez 1 a 0 na anfitriã França e prossegue na busca pelo ouro inédito após uma primeira fase claudicante, com duas derrotas e classificação no limite. No primeiro tempo, Lorena pegou pênalti e evitou que as anfitriãs abrissem o placar no estádio La Beaujoire, em Nantes. As adversárias do Brasil por uma vaga na final serão as espanholas, atuais campeãs do mundo, que superaram a Colômbia nos pênaltis. O outro confronto será entre Estados Unidos e Alemanha.

No tatame, o Brasil conquistou um inédito pódio na disputa por equipes. Na luta-desempate contra o time italiano, após empate por 3 a 3, Rafaela Silva derrotou Veronica Toniolo com um waza-ari e deu a medalha para a formação brasileira. Dessa forma, o judô verde-amarelo deixa Paris com quatro medalhas – Beatriz Souza (ouro na categoria acima de 78kg), Willian Lima (prata no meio-leve) e Larissa Pimenta (bronze no leve) foram os premiados nas disputas individuais.

Na ginástica artística, Rebeca Andrade subiu mais um degrau na história. Na final dos saltos, a atleta ficou com a prata, atrás apenas da americana Simone Biles, e arrebatou sua quinta medalha olímpica. Com isso, ela igualou os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael na liderança do ranking de brasileiros com mais pódios na história. Porém, a ginasta ainda irá disputar as finais da trave e do solo e tem tudo para assumir a primeira colocação de forma isolada.

No boxe, Beatriz Ferreira viu o sonho do inédito ouro escapar mais uma vez. Na semifinal, a brasileira foi derrotada pela irlandesa Kellie Harrington, sua algoz na final de Tóquio-2020, e ficou com a medalha de bronze na categoria peso-leve (até 60kg). Por sua vez, na canoagem slalom o sonho de uma medalha inédita continua vivo. Ana Sátila, no feminino, e Pepê Gonçalves, no masculino, conquistaram vaga nas oitavas de final do caiaque cross.

DEFINIÇÕES

No handebol feminino, a Seleção feminina derrotou Angola por 30 a 19 e conquistou um lugar nas quartas de final. Dessa forma, o rival na próxima fase será a bicampeã olímpica Noruega, na terça-feira (6/8). Por outro lado, o basquete masculino conheceu o adversário no mata-mata. E será ninguém menos que o “Dream Team” dos Estados Unidos, de LeBron James, Stephen Curry e cia. O quinteto americano  bateu Porto Rico por 104 a 83, com atuação destacada de Anthony Edwards (26 pontos assinalados).

Por fim, o sábado também definiu o oponente da Seleção Brasileira masculina de vôlei nas quartas de final. Assim como no basquete, o confronto será contra os Estados Unidos. As outras partidas serão: Eslovênia x Polônia, Itália x Japão e França x Alemanha. Portanto, o ambicionado tetracampeonato olímpico continua possível para os comandados de Bernardinho.

Imagens de Paul Ellis, Roman Perrocheau e Jack Guez/AFP via Getty Images

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,000SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo