O Campeonato Portelense de Futebol Feminino – edição 2025/2026, promovido pela Liga Esportiva Municipal de Portel (LEMP) em parceria com a SECELT, vem marcando um momento histórico para o esporte no município. A competição teve início no dia 15 de novembro de 2025 e contou com a participação de nove equipes, reunindo talentos da zona urbana e da zona rural.
Representando a zona urbana, entraram em campo as equipes Fura Olho, São Vicente, Portela Veteranas, Instituto Maria Bonita e Cidade Nova. Já a zona rural foi representada por Capivara, Real Camp e União Feminina, mostrando a força do futebol feminino em todas as regiões do município.
A competição foi organizada em dois grupos (A e B), classificando quatro equipes para as semifinais. Em jogos únicos e cheios de emoção, os confrontos decisivos tiveram os seguintes resultados:
• Cidade Nova 2 x 3 Capivara
• Fura Olho 2 x 4 Portela
Com isso, Capivara e Portela garantiram vaga na grande final, realizada no dia 1º de fevereiro, em um verdadeiro espetáculo do futebol feminino portelense. A decisão foi marcada por garra e talento, culminando na vitória da Portela, que venceu por 3 a 0

Os gols do time Portela foi marcado aos 10 minutos do primeiro tempo pela jogadora Carla de Deus de número 18 depois aos 35 do primeiro tempo a jogadora Rosângela marcou de número 21 e também marcou aos 48 do segundo tempo decretando a vitória e o título para Portela.
Mais do que uma disputa esportiva, o campeonato representa um avanço importante na valorização das meninas e mulheres no esporte local. A competição fortalece o futebol feminino, incentiva a participação de jovens atletas e amplia as oportunidades para o surgimento de novos talentos na jornada esportiva.
O secretário municipal de Esportes, Idinor Ferreira, destacou a importância das parcerias para o sucesso da competição:
“O esporte precisa ser universal, para que todos tenham acesso. Investir no esporte é acreditar no futuro. A equipe do Capivara chegou à final representando com orgulho o futebol feminino da zona rural de Portel.”
Já o prefeito Paulo Ferreira ressaltou o simbolismo do campeonato:
“O futebol feminino representa a força e a importância da mulher no esporte. Precisamos fortalecer cada vez mais essa competição para oportunizar a revelação de muitas estrelas.”
A realização do torneio contou com o apoio do Governo Municipal, da SECELT, de comerciantes patrocinadores e da torcida portelense, que mais uma vez demonstrou sua paixão e compromisso com o desenvolvimento do esporte no município
Por Guilherme Braga/Imagens: Delson Soares









