Em meio às incertezas causadas pelas chuvas no sul do país, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) projetou novas ações para confirmar a volta dos jogos do Brasileirão. A entidade pretende minimizar os impactos no cronograma esportivo, particularmente para os times gaúchos, que foram diretamente afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
As intensas chuvas que atingiram o estado resultaram em significativas alterações no calendário de jogos, afetando principalmente Grêmio e Internacional.
Com os estádios danificados, ambos os clubes enfrentam desafios para manter suas agendas de jogos.
No entanto, a CBF tem trabalhado em uma solução que promete reduzir os prejuízos esportivos e econômicos dessas equipes.
Prevista para a próxima segunda-feira, 27, uma reunião do Conselho Técnico da CBF buscará aprovação dos clubes para dar continuidade ao campeonato já na nona rodada.
Mesmo com a situação adversa, a maioria dos clubes da Série A parece não se opor a essa ideia, demonstrando um otimismo cauteloso quanto à normalização das competições
JOGOS
Embora não estejam todas as novas datas definidas, a CBF já antecipa que os jogos das rodadas sete e oito poderão ser incluídos nas semanas reservadas para outros torneios como a Copa do Brasil e as competições da CONMEBOL.
A estratégia é aproveitar a redução do número de equipes nesses torneios ao longo do segundo semestre para encaixar os jogos adiados.
CALENDÁRIO
A CBF, pressionada por clubes influentes como Flamengo e Palmeiras, que são contrários à paralisação do campeonato, planeja manter o calendário original sem jogos nas datas FIFA.
A confederação busca estratégias para reduzir o desgaste público e as consequências de um calendário congestionado, que já vem sendo afetado por outros compromissos internacionais como a Copa América.
A abordagem da CBF em relação ao calendário demonstra uma mobilização para manter a integridade das competições nacionais, ao mesmo tempo que tenta ser sensível às necessidades e desafios enfrentados pelos clubes neste período de incerteza.
Imagem: Divulgação