segunda-feira, janeiro 12, 2026
Desde 1876

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Seel, paraenses do judô paralímpico representam o estado em São Paulo

Com o apoio do Governo do Pará, por meio Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), entre os dias 14 e 16 de março, nove atletas do judô paralímpico paraense irão disputar duas competições em São Paulo, o Grand Prix um torneio internacional de alto nível técnico que reúne os melhores atletas com deficiência visual do mundo e a Copa Loterias Caixa, uma das principais competições nacionais da modalidade. As competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo, e conta com a organização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

O secretário da Seel, Cássio Andrade, ressaltou o apoio do Governo, por meio da Secretaria de Esporte, para os atletas. “O apoio oferecido não somente viabiliza a participação da equipe, mas também incentiva a inclusão e o fortalecimento do judô paralímpico paraense. A expectativa é que os judocas da equipe tenham um bom desempenho, aproveitando a experiência adquirida em edições anteriores”, disse o secretário.

Os atletas paralímpicos contemplados são Marcelino Galvão, José Cleberson, Sandro Martinez, Lucas Alek, Victoria Emily, Álysson LuLustoza Kauan Samuel, Sofia Pastana, Álydson Lustoza e o técnico Reinaldo Costa, que destacou a importância desse suporte para os atletas, ressaltando que a Seel tem sido fundamental para que eles possam disputar competições de alto nível.

“O apoio da Seel é muito importante, sem o apoio, a gente não viajaria com ninguém, porque se tratando de pessoas com deficiência, se torna mais difícil ainda, mas com esse apoio do Governo, por meio da Seel, a gente consegue competir e representar o estado pelo Brasil”, disse o técnico.

O técnico Reinaldo ressaltou que a equipe já esteve presente em outras edições dos eventos, e que essa experiência é essencial para o crescimento dos atletas e para o fortalecimento do judô paralímpico paraense.

“A experiência é muito grande. A gente já tem atletas de renome, como a Vitória Emily, que já está na Seleção Paralímpica de Base, o José Kleberson e agora o Alisson, o novo atleta que está na Seleção de Base. Devido ao nosso trabalho estar sendo reconhecido, a gente consegue colocar mais atletas. Hoje, o Pará tem seis atletas paraenses na Seleção, tanto da base como principal, sendo que cinco são ex-atletas nossos, e três atualmente treinando comigo. Então, eu consigo colocar o maior número de atletas hoje na Seleção Paralímpica de Base e na principal. Nosso trabalho é muito importante, a experiência é vasta”, concluiu.

Segundo Victoria Emily, uma das judocas beneficiadas pelo apoio, a oportunidade de competir nesses eventos é uma grande realização tanto para ela quanto para toda a equipe. “O judô paralímpico mudou minha vida, me trouxe mais confiança e disciplina. Competir em eventos como o Grand Prix e a Copa Loterias é uma oportunidade incrível para mostrar o potencial do esporte paralímpico paraense e também inspirar outras mulheres a seguirem esse caminho no esporte. Com o apoio da Seel, estamos preparados para dar o nosso melhor e representar bem o nosso estado e o Brasil.”

O Grand Prix de Judô Paralímpico e a Copa Loterias Caixa são os principais meios dos judocas desempenharem suas habilidades para futuras competições em outros países, como os Jogos Paralímpicos. O Grand Prix oferece a oportunidade dos atletas serem classificados em eventos mundiais, por meio do acúmulo de pontos no ranking da International Blind Sports Federation (IBSA). 

Reprodução  Jessé Lima Melo (SEEL)

banner 300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,555FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
banner 320x320
volta as aulas - 320x320px

Mais recentes