domingo, agosto 2, 2026
Desde 1876

Com Lula, convenção do PT na Bahia desrespeita lei e pede votos

Lula da Silva (PT) pediu ontem, sábado, 01, votos para sua reeleição e para aliados durante a convenção da federação partidária na Bahia. Em discurso a prefeitos e lideranças políticas, Lula orientou os presentes a apoiar candidatos da base e também sua candidatura à Presidência.

– Então, depois que vocês votarem em deputado estadual e deputada estadual, votar em deputado federal e deputada federal, votar em senador da República e votar no Jerônimo, se sobrar um pouquinho de voto, vote em mim, que eu agradeço a todos vocês a lembrança.

A propaganda eleitoral só é permitida a partir de 16 de agosto. Antes dessa data, a Lei das Eleições proíbe pedidos explícitos de voto, que podem ser considerados propaganda eleitoral antecipada. Durante a pré-campanha, porém, são permitidas manifestações políticas e participação em eventos partidários, desde que não haja pedido explícito de voto.

Em outro momento do discurso, Lula voltou a solicitar apoio ao citar candidatos aliados. O presidente pediu que os participantes se lembrassem de sua candidatura depois de fazer campanha para os demais nomes apoiados pelo grupo.

– Quando vocês estiverem brigando e pedindo voto para vocês, pelo amor de Deus, depois de falar do Jerônimo, depois de falar do Wagner, dos deputados de vocês, lembrem-se que tem o Lula lá em São Paulo esperando um voto de vocês para poder virar presidente da República.

Apesar dos pedidos, Lula afirmou posteriormente que só será candidato depois de 16 de agosto. Ele citou sua participação em convenções partidárias realizadas em diferentes estados.

– Eu fui a São Paulo fazer a convenção do [Fernando] Haddad, ontem [sexta] eu fui à Fortaleza fazer a convenção do Ceará, eu estou na Bahia hoje [sábado]. Amanhã [domingo] é minha convenção em São Paulo, mas eu só vou ser candidato depois do dia 16 de agosto – argumentou.

Na sequência, o presidente voltou a pedir votos ao mencionar Rui Costa, Jaques Wagner e Jerônimo Rodrigues.

– Quando o eleitor votar neste aqui [apontando para Rui Costa], votar neste aqui [apontando para Jaques Wagner] e votar neste aqui [apontando para Jerônimo Rodrigues], pelo amor de Deus, dê um votinho para mim. Porque eles sabem que eu não sou governador da Bahia, mas eu funciono como se fosse governador da Bahia. Porque vocês sabem que em alguma encarnação eu fui baiano – prosseguiu.

Caso seja acionada, caberá à Justiça Eleitoral decidir se declarações feitas antes do início da campanha estão dentro das situações permitidas ou se configuram propaganda eleitoral antecipada.

Fonte e imagem: Portal Pleno.News

WEB-BANNERS-POSTÃO_BANNER-BiLLBOARD-300X100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,526FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
Recuperação de Credito 320-x-320
BANNER - 320 x 320

Mais recentes