A ascensão da direita e da centro-direita foi reafirmada no segundo turno das eleições municipais, após elegerem 28 prefeitos nos 51 municípios nos quais disputavam o pleito. O PL, partido de Jair Bolsonaro, se estabelece como a sigla mais influente do espectro da direita, vencendo em seis cidades. Somado ao primeiro turno, o partido fecha a disputa com 517 prefeitos.
Os seis prefeitos eleitos do PL no segundo turno foram: Emília Corrêa, de Aracaju (SE); Abílio Brunini, Cuiabá (MT); Márcio Corrêa, Anápolis (GO); Airton Souza, Canoas (RS); Lucas Sanches, Guarulhos (SP) e Coronel Fábio Candido, São José do Rio Preto (SP).
O União Brasil contabilizou cinco vitórias, o Republicanos três e o Novo uma vitória. Já os partidos de centro-direita ficaram divididos em: Progressistas, quatro vitórias; Podemos, cinco vitórias e PSDB três vitórias, embora este último tenha ficado extremamente aquém das performances de eleições passadas.
O PSD obteve nove vitórias no segundo turno, sendo o mais expressivo no quadro geral. O MDB levou a melhor em sete cidades, incluindo São Paulo, com a reeleição de Ricardo Nunes.
Fonte: Pleno News/ Foto: EFE/ Sebastiao Moreira